Crochê, uma história de legado! Segundo o dicionário nacional português, a palavra crochê se refere ao “trabalho manual feito com uma agulha própria que, por terminar em gancho e se entrelaça com outra, produz malhas ou rendas feitas a partir de linhas, muito usadas na confecção de diversas peças.”
A expressão “fazer crochê" está totalmente ligada a um processo de produção e criação criativa, assim como cuidado e carinho com as peças de roupas, tapetes, cestos e etc.
Apesar de levar um tempo para ser produzido e passar por desmanche e arranjos, suas peças são acompanhadas da história cultural desse processo ou a história de crocheteires por todo Brasil e sua ligação sentimental. A pesquisadora Lis Paludan aponta que o crochê era uma prática feita lá no século 16, na Turquia, Índia e África do Norte e que logo depois se expandiu para os demais locais no mundo.
Empreendedorismo criativo
Ateliê-Escola-Estúdio, Meninos Rei e Atelier Mão de Mãe trouxeram em seus desfiles diversas peças em crochê, o que nos leva a pensar sobre o empreendedorismo criativo, que movimenta R$ 50 bilhões por ano, segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esse empreendedorismo se trata justamente de empreender por meio do próprio trabalho, um exemplo é o artesanal.
https://inmagazine.ig.com.br/post/Os-looks-que-marcaram-a-22a-edicao-do-Grammy-Latino
https://inmagazine.ig.com.br/post/Conheca-os-desfiles-que-se-destacaram-no-53o-SPFW
Artesanato e sustentabilidade
O crochê é um material sustentável e durável. Vamos fazer um experimento? Se você for até seu guarda-roupa e procurar por uma blusa, gorros, bolsas, casaco de crochê, talvez tenha elas à anos e ainda assim parece intacta, óbvio que com todos os cuidados necessários. Além de ser uma peça extremamente versátil para looks ou decoração de ambientes. Pois é, o crochê está mais perto de você do que imaginava!
Foto em destaque: Linhas de crochê (Foto: Reprodução/ Carol Yepes/ Getty Images)