Pela semifinal da Liga das Nações da UEFA, no estádio de Kuip em Rotterdam na Holanda, a Croácia venceu a Holanda de virada, na prorrogação, e se classificou para a final da competição nesta quarta-feira (14). Os xadrezes agora aguardam o vencedor de Espanha e Itália, que acontecerá amanhã (15), às 15h45 (horário de Brasília).
Primeiro tempo
Aos 14 minutos, a bola foi lançada na ponta esquerda do ataque, Perišić dominou e chutou, mas Dumfries interceptou a jogada.
Aos 17, Xavi Simons é lançado na grande área pelo lado esquerdo, tenta cruzar, mas Livakovic defende sem problemas. Aos 30, Koopmeiners recebe a bola pelo lado esquerdo do ataque e chuta por cima do gol.
Já aos 33 minutos, em uma bela troca de passes no ataque holandês, a bola sobrou para Malen chutar e abrir o placar para a Seleção Holandesa.
Good morning.
— HNS (@HNS_CFF) June 15, 2023
From the #NationsLeague finalists. #Croatia #Family #Vatreni pic.twitter.com/Wu3cXl4bSv
Jogadores croatas comemorando a vaga para final. (Reprodução/Twitter/@hns_cff)
Segundo tempo
Aos três minutos da etapa, Kramarić recebeu do lado esquerdo do ataque, driblou Geertruida e chutou para fora.
Quatro minutos depois, Modrić toma a frente de Gakpo, tenta avançar e recebe um puxão na camisa, causando a penalidade. Kramarić chutou no meio do gol e empatou a partida.
Aos 23 minutos, Gakpo recebeu na ponta esquerda, chutou para a defesa do goleiro croata Livaković. Aos 26, Ivanušec dominou na ponta esquerda, cruzou para Mario Pašalić concluir de primeira e virar a partida.
Aos 50, após confusão dentro da área croata, a bola sobrou para Lang chutar de primeira e empatar a partida novamente, levando o jogo para a prorrogação.
Prorrogação
Aos 97 minutos, Bruno Petković recebeu um pouco antes da entrada da área, chutou sem chances para o goleiro Bijlow, e colocou os xadrezes na frente novamente.
Aos 101, Josip Stanišić cruzou pelo lado direito, e o defensor holandês quase fez o gol contra. Aos 109, Bergwijn recebeu na ponta direita, chutou o goleiro croata Livaković defendeu, deu rebote e Lang chutou na rede pelo lado de fora.
Aos 113, Palasic deu um drible desconcertante no goleiro holandês Bijlow e chutou no travessão. Aos 115, Petković sofreu falta dentro da área de Malacia, o árbitro apontou para a marca da cal, Modric bateu no lado esquerdo do goleiro converteu, garantindo a classificação croata para a final.
A Holanda veio a campo com: Bijlow, Dumfries, Geertruida, Van Dijk e Aké; Wieffer e De Jong; Malen, Koopmeiners e Simons; Gakpo. Técnico – Ronald Koeman.
Já a Croácia veio a campo com: Lavakovic, Juranovic, Sutalo, Vida e Perisic; Modric, Brozovic e Kovacic; Pasalic, Kramaric e Ivanusec. Técnico – Zlatko Dalic.
O próximo compromisso da Holanda será em setembro, diante da Grécia, partida válida pelo grupo B das qualificações da Eurocopa. Já a Croácia aguarda o vencedor de Espanha e Itália, a final da Liga das nações acontecerá no próximo domingo (18).
Foto destque: Luka Modric comemora gol contra a Holanda. Reprodução/Wolfgang Rattay/Reuters/ge