Saúde e Bem Estar

Cuidados para aliviar inchaço e varizes nas pernas

02 Fev 2022 - 10h20 | Atulizado em 02 Fev 2022 - 10h20
Cuidados para aliviar inchaço e varizes nas pernas

O inchaço nas pernas é uma circunstância bastante desconfortável e que pode causar dificuldade para movimentar as pernas e deixar a pele mais flácida. Para diminuir o desconforto causado pelo inchaço das pernas é importante elevar as pernas ao fim do dia, diminuir o consumo de sal e praticar atividade física de forma regular, por exemplo.

Se o inchaço não diminuir em 3 a 5 dias é importante consultar o médico, para verificar a causa do inchaço, que pode ser causado por má circulação do sangue, alterações hormonais, doenças renais ou do coração, tomar a pílula anticoncepcional e até devido a viagens longas. Por isso, como o inchaço tem variadas causas, é importante saber qual a origem do inchaço para fazer o melhor tratamento.

Elevar as pernas todos os dias, principalmente no final do dia, ajuda a aliviar o inchaço nas pernas porque favorece a circulação sanguínea e o sistema linfático, de forma que o sangue acumulado nas pernas, volta a circular normalmente pelo corpo.

Assim, é recomendado que as pernas sejam elevadas por cerca de 10 a 20 minutos, podendo a pessoa se deitar no chão e levantar as pernas, deixando-as apoiadas na parede, ou elevar com ajuda de almofadas ou travesseiro, por exemplo.

Beber pelo menos 2 litros de água, sucos ou chás diuréticos durante o dia também ajudam a diminuir o inchaço das pernas, pois favorecem a eliminação do excesso de líquido e de toxinas acumuladas no organismo.


Como evitar inchaço nas pernas e nos pés em dias quentes? | saúde | ge

Posição para aliviar inchaço e varizes nas pernas (Foto: Reprodução/Pinterest)


Assim, uma opção é beber um copo de água morna com suco de limão e gengibre antes do café da manhã, isso porque o gengibre promove o aumento da quantidade de urina produzida ao longo do dia, diminuindo a quantidade de líquido acumulado no sistema circulatório e aliviando o inchaço.

O consumo excessivo de sal durante o dia pode favorecer o acúmulo de líquidos no organismo, podendo resultar no inchaço das pernas. Assim, ao diminuir o consumo de sal, é possível evitar que as pernas fiquem inchadas.

Uma boa opção para substituir o sal normalmente utilizado para temperar as refeições, é o sal de ervas aromáticas, que além de temperar os alimentos pode trazer diversos outros benefícios para a saúde, como melhora da circulação e diminuição da retenção de líquidos.

A prática de atividades físicas de forma frequente pode também ajudar a aliviar o inchaço das pernas, pois através do exercício é possível melhorar a circulação sanguínea e linfática, evitando o acúmulo de líquidos no corpo, principalmente nas pernas.

Assim, é importante que a pessoa pratique caminhada, corrida, dança e/ou exercícios de força de forma regular e de acordo com a orientação do profissional de educação física, pois assim é possível diminuir o inchaço das pernas de forma mais eficaz.

 

Foto destaque: Reprodução/Pinterest