Celebridades

Curiosidades de Jane Birkin que vão além da bolsa que leva seu nome

16 Jul 2023 - 19h47 | Atulizado em 16 Jul 2023 - 19h47
Curiosidades de Jane Birkin que vão além da bolsa que leva seu nome

A atriz e cantora Jane Birkin faleceu neste domingo (16), aos 76 anos, sendo encontrada morta dentro de sua casa. Ao longo de sua vida foi modelo de inspiração desde a época em que ficou famosa, na década de 60, e foi amada por toda a França, servindo alguns anos depois de inspiração para a Hermès criar uma bolsa chamada 'Birkin'. 

Jane era britânica e chegou a apoiar o movimento 'Swinging London', onde começou a mostrar todo o seu talento para a música. Ela viria a subir nos palcos aos 17 anos e teve uma aparição no musical “Passion Flower Hotel”, em 1965, do cantor e compositor John Barry a quem anos depois, se casaria e teria uma filha, a fotográfa Kate Barry. 


Jane comenta sobre a bolsa que leva seu nome (Foto: Reprodução/Twitter/@fendiquor)


Em 1966, Jane estreia no cinema inglês, tendo o primeiro nu frontal em um sexo a três, no polêmico filme de Michelângelo, “Blow-Up: Depois Daquele Beijo”.

Porém foi somente na França que a atriz e cantora alcançaria o auge de sua carreira, com uma história de amor problemática com Serge Gainsbourg, como também pelo o seu jeito irreverente de falar francês com sotaque britânico.

No ano de 1969, Birkin e Serge lançam um dueto como uma homenagem a Brigitte Bardot, intitulada de “Je T’Aime … Moi Non Plus”, que viria a ser proibida em Portugal e no Brasil, pelo os gemidos de Jane Birkin e também devido a letra explícita de Serge Gainsbourg. Em 1973, Brigitte Bardot protagoniza com Jane Birkin a liberação sexual francesa no filme "Don Juan", onde as duas vivem um amor lésbico. 

A cantora depois gravou algumas músicas em inglês e francês e posou no Brasil no ano de 2007, como diretora do filme "Caxias", na cidade do Rio de Janeiro.

Jane Birkin tinha orgulho de ter uma bolsa inspirada em seu nome e uma vez comentou em entrevista que sua bolsa vivia pesada, pois a artista tinha vários acessórios para carregar e a fazia parecer um cavalo andando em um sítio.

Créditos: Hyanne de Azevedo Pombo

Foto Destaque: Jane Birkin falece, mas deixa legado na música e na moda. Reprodução/Instagram/@janebirkinoff