O Água Santa é a surpresa da temporada, derrubou o Red Bull Bragantino o favorito no confronto da semifinal, e o próximo desafio é o Palmeiras na final do Campeonato Paulista, que acontecerá nos dias 2 e 9 abril. O time de Diadema tornou-se profissional em 2011 e disputa apenas sua quarta temporada na elite do estadual.
Listamos algumas curiosidades sobre o Água Santa, que não poderá jogar o primeiro jogo da final no seu próprio estádio devido a capacidade inferior a 10 mil lugares e da ausência de torre de iluminação para os jogos na parte da noite.
O elenco começou a ser formado no meio do ano passado, quando o Água Santa usou a Copa Paulista como laboratório para o estadual deste ano. A folha salarial do time é de aproximadament4e R$ 800 mil, porém eles já pagaram mais de R$ 1 milhão somente com premiações este ano.
A equipe detém a segunda melhor defesa do Campeonato Paulista, sofrendo apenas dez gols em 14 jogos. O líder é o Palmeiras, que só levou cinco gols. Dos dez tomados pelo Água Santa, sete deles ocorreram nos três primeiros confrontos do estadual. A partir disso, o sistema defensivo melhorou e foi a peça-chave para o sucesso do clube.
O sistema utilizado na maioria dos jogos do Água Santa no Paulistão, é a linha defensiva com quatro jogadores e com outros quatro homens no meio se revezando na criação e na marcação. Nos confrontos contra os times da capital paulista, São Paulo e Palmeiras, o técnico usou o sistema de três zagueiros e o time foi igualmente competitivo em campo.
Mesmo não tendo uma divisão no Campeonato Brasileiro, o time conseguiu montar um elenco rodado. O time tem a média de idade de 28 anos, e a maioria dos jogadores tem passagens pelos times que disputam as Séries A e B. Por exemplo, o volante Thiaguinho já foi campeão paulista com o Corinthians, e o atacante, Bruno Mezenga, formado no Flamengo, e tem passagem no futebol europeu.
Apesar do sucesso no estadual, o time preferiu interromper as atividades nos próximos oito meses. O Água Santa preferiu reformar o estádio, instalar torres de iluminação e orçar a construção de um ou mais campos de treinamento em um terreno localizado no lado do estádio.
Para a próxima temporada, o time tem a vaga garantia na Série D do Brasileirão e também na Copa do Brasil.
Foto destaque: time de Água Santa comemorando a vitória. Reprodução/Internet