Notícias

DF flexibiliza o uso de máscaras em locais fechados, o item deixa de ser obrigatório

10 Mar 2022 - 20h26 | Atulizado em 10 Mar 2022 - 20h26
DF flexibiliza o uso de máscaras em locais fechados, o item deixa de ser obrigatório

Nesta quinta-feira (09), o governo do Distrito Federal retirou a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, por todo o estado. A liberação já era estudada por Ibaneis Rocha desde o final de 2021 quando a obrigatoriedade foi liberada em espaços abertos, mas a decisão veio à tona após o grande avanço nas vacinações e o relaxamento nos cados de pessoas infectadas pela Covid-19. 


Pessoas comemorando a liberação de máscaras (Foto: Reprodução/Pexels)


Também foi confirmado pelo governador que, a doença ainda existe e que, quem desejar, pode continuar a utilizar a proteção. Além disso, o governador espera que a população continue não causando aglomerações. Lembrando que, o uso de máscaras ao ar livre já não era obrigatório no Distrito Federal desde março.

De acordo com Ibaneis, "chegou a hora de tentar uma vida normal". E para justificar sua decisão, o governador alegou que o Ministério da Saúde estuda reduzir a pandemia para uma endemia. 

A obrigatoriedade do uso de máscaras no Distrito Federal começou em abril de 2020. E em novembro de 2021, a medida deixou de ser exigida em ambientes ao ar livre, em função da redução dos casos de pessoas infectadas com o vírus da Covid-19. Em janeiro de 2022, a máscara voltou a ser obrigatória devido o aumento de casos, sendo liberada novamente no ínicio deste mês.

Foto destaque: Reprodução/Pexels.