Cinema/TV

DOM: Série criminal brasileira estreia 2ª temporada na Prime Video

17 Mar 2023 - 20h36 | Atulizado em 17 Mar 2023 - 20h36
DOM: Série criminal brasileira estreia 2ª temporada na Prime Video

A série brasileira de drama policial Dom, estreou sua segunda temporada na noite desta quinta-feira (16), através da plataforma Prime Video, da Amazon.

O programa retrata a vida, quase como um documentário, de Pedro Machado Lomba Neto ou Pedro Dom, apelido pelo qual ficou famoso ele que foi um dos maiores criminosos nacionais do século e teve carreira no meio do crime atuando em meados dos anos 2000.

O ator que vive o marginal nas telinhas é Gabriel Leone, mas ele não é o único protagonista da série, dividindo os holofotes com Flávio Tolezani que vive o pai de Dom, como Victor Dantas, e Filipe Bragança na  versão mais jovem do personagem.

A história de Dom é como foi na vida real. Criado em família de classe média-alta e crescendo como morador de Copacabana, Pedro Dom era o bandido gato, como ficou conhecido, e se aproveitava de sua imagem de playboy loiro para enganar as entradas dos condomínios de luxo da Barra da Tijuca, Recreio e zona sul carioca e roubar os apartamentos do edifício, se passando por morador ou parente de um daquele que fosse o escolhido da vez. Ficou conhecido por ameaçar suas vítimas com uma granada na mão.

No enredo, vemos como Pedro se tornou Pedro Dom e por assim um dos maiores criminosos do Rio de Janeiro. Seu pai, ex-policial militar que lutou assiduamente contra as drogas, teve de ver seu filho entrar para este mundo ainda criança e nunca mais sair.

O jovem Pedro, era fissurado pelas favelas cariocas e frequentava bailes desde muito novo. Não demorou para que o menino conhecesse a cocaína, droga que o deixou viciado pelo resto da vida. Mesmo entrando em diversas clínicas de reabilitação, Dom nunca mais seria apenas Pedro de novo, voltando sempre para o caminho das drogas e do crime.

A série se divide, mostrando também a juventude do pai, Victor, e como ele entrou para a polícia, crescendo e atuando contra a criminalidade no país. Vemos que toda a história do pai possui uma forte ligação com o futuro de seu filho.

Data dos episódios da 2ª temporada de Dom:


Plataforma costuma antecipar o lançamento para a noite anterior. (Foto: Reprodução/Instagram)


O seriado foi idealizado pelo pai de Pedro, na vida real, mas o mesmo faleceu em 2018, antes de ver sua história ganhar vida com a primeira temporada pela Amazon, em 2021.

No entanto, no ano de sua primeira temporada, a série foi alvejada de críticas após a mãe e a irmã de Pedro Dom, também na vida real, revelarem serem contra a trama ser contada e comercializada por representar uma tragédia e um trauma familiar pessoal.

As mulheres da família ainda alegaram que o pai de Pedro, não era o mesmo retratado na série, sendo muito mais rigoroso, agressivo e um dos grandes motivos do filho e irmão ter entrado para o mundo das drogas e do crime.


Elenco concede entrevista para a Prime Video, em forma de interrogatório. (Foto: Reprodução/Instagram)


Dom é baseada no livro homônimo de Tonny Belotto. Após a morte do pai do criminoso, o projeto de adaptação para uma série de televisão se manteve com seus sócios.

O elenco da série conta ainda com Raquel Villar, Isabella Santoni, Digão Ribeiro, Ramon Francisco, Julia Konrad, André Mattos e Fábio Lago. A trama é criada por Breno Silveira.

 

Foto Destaque: Gabriel Leone como Pedro Dom. Reprodução/Prime Video