Notícias

Data folha divulga intenções de voto dos brasileiros para as eleições presidenciais

17 Dez 2021 - 10h18 | Atulizado em 17 Dez 2021 - 10h18
Data folha divulga intenções de voto dos brasileiros para as eleições presidenciais

As eleições presidenciais estão cada vez mais próxima, o ano de 2022 será decisivo para os brasileiros elegerem seu mais novo presidente. O data folha acaba de divulgar dados de uma pesquisa realizada sobre as intenções de votos, um segundo turno entre Lula e Bolsonaro é o cenário mais provável de acontecer.

A disputa entre os dois personagens afeta diferentemente o comportamento populacional, pois nesse âmbito podemos enxergar o maniqueísmo que ocorre entre no comportamento de cada indicado, a população dividida entre esquerda e direita e abismo existente entre as medidas adotadas por cada um provoca insatisfação e forte críticas aos governos.

No cenário geral de 1º turno, o ex-presidente Lula alcança vantagem com seus concorrentes, com 48% das intenções de voto, o segundo colocado ficaria até então com o atual presidente Jair Bolsonaro, que permeia na marca de 22% dessas intenções, Sergio Moro em seguida com 9%, Ciro Gomes com 7% e João Doria com 4%, a margem de erro podem variar dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 


Foto: Candidatos a presidência Lula e Bolsonaro. Reprodução: Carta Capital.


 

Em um eventual segundo turno, o Data Folha pelo jornal folha de São Paulo, indica que dentre os entrevistados 59% votam no petista, contra 30% de Jair Bolsonaro. Dessas intenções de votos 10% votariam brancos/nulos/nenhum dos candidatos e 1% não sabem ou não responderam.

Os dados indicam um índice de forte mudança governamental, que foram acarretadas a partir de medidas adotadas pelo atual governo, este que causaram insatisfações a população, fazendo com que seus eleitores alterassem seus votos. Essa queda de aprovação chegou à marca de quase 40% desde a última eleição em que o atual presidente venceu outro candidato petista.

Outros cenários de segundo turno também foram expostos:

Lula e Moro: 57% contra 31%

Lula e Doria: 60% contra 20%

Lula e Ciro: 56% contra 26%

Bolsonaro e Moro: 48% contra 30%

Bolsonaro e Ciro: 53% contra 32%

Bolsonaro e Doria: 46% contra 34%

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Aumento-prometido-a-policiais-por-Bolsonaro-pode-impactar-em-R-11-bi-os-cofres-publicos-ate-2024

https://inmagazine.ig.com.br/post/Apos-ordem-do-STF-governo-criara-nova-regra-para-o-passaporte-da-vacina-em-aeroportos

https://inmagazine.ig.com.br/post/Queiroga-afirma-que-ataques-de-hacker-contra-o-Ministerio-da-Saude-foram-veridicos


 

A disputa presidencial é um trabalho intenso e já começa ganhar definição nos próximos meses, quanto mais próximo do ano eleitoral, maior é a corrida pela capitação de votos, os debates já devem começar, a pesquisa detalhada você encontra no site do DataFolha.

Foto destaque: Urna Eletrônica. Divulgação/TSE.