Cinema/TV

‘De Volta aos 15’ promove nostalgia aos jovens do ano 2000

27 Fev 2022 - 13h04 | Atulizado em 27 Fev 2022 - 13h04
‘De Volta aos 15’ promove nostalgia aos jovens do ano 2000

Protagonizada por Maísa e Camila Queiroz, a série traz de volta estética dos anos 2000 com algumas referências à cultura de jovens da época. De tempos em tempos, modas do passado retornam de uma forma diferente e a partir de novas perspectivas, e é isso que acontece na nova série brasileira da Netflix, revisitando lembranças de um jeito moderno. 

Maísa e Camila interpretam a mesma personagem, Anita, em momentos diferentes: aos 15 e 30 anos. O enredo se inicia quando a Anita adulta tem a oportunidade de voltar a sua adolescência com a sua mentalidade mais madura, podendo mudar algumas de suas atitudes, para melhor, e também pior. Confira o trailer:



Enquanto os jovens de 2022 têm acesso a plataformas como TikTok, WhatsApp e Instagram, a série mostra a jovem Anita se comunicando por outros métodos. Para enviar mensagens, por exemplo, ela utiliza o “MSN”, já para compartilhar vídeos, fotos e textos a personagem usa o “Floguinho”, nome fictício para o antigo “Flogão”.

Enquanto isso, para assistir um filme, jovens como Anita não eram assinantes de plataformas como a Netflix ou o Prime Video. Era necessário ir até uma locadora e alugar um VHS, ou também um DVD. Quanto às brincadeiras, existe um momento da série em que dois personagens competem por um Tazzo, um pequeno disco que vinha dentro de pacotes de biscoitos.



Por fim, quanto às músicas escutadas pelos jovens, a série relembra muito o pop e o rock dos anos 2000, como é o caso dos grupos Charlie Brown Jr. e Skank e também da cantora. Atualmente o gênero do pop rock tem ganhado evidência dentro do cenário musical, com a participação de artistas como Miley Cyrus com o álbum “Plastic Hearts”  e Olivia Rodrigo com o hit “good 4 u”. Nada realmente acaba, só se adapta a novos contextos e realidades.

 

Foto Destaque: Camila Queiroz e Maísa em 'De Volta aos 15'.Reprodução/Laura Campanella/NETFLIX