Money

Debate de lei nos EUA pode mudar comercialização das criptomoedas

15 Jan 2022 - 14h13 | Atulizado em 15 Jan 2022 - 14h13
Debate de lei nos EUA pode mudar comercialização das criptomoedas

O mercado financeiro digital está movimentado com a comercialização das criptomoedas, porém em meio a surgimento de novas criptomoedas, valorização de algumas e desvalorização de outras, o deputado americano Tom Emmer apresentou na quarta-feira (12) um projeto de lei que limitaria a autonomia do Sistema de Bancos Centrais dos Estados Unidos (Fed) no lançamento de sua própria moeda digital. 

Com essa movimentação do deputado republicado, o Fed enfrenta a primeira dificuldade para se inserir no universo das moedas digitais, visto que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, admitiu que a autoridade monetária tem potencial e interesse de entrar no segmento.

A movimentação legislativa acontece um dia depois de Jerome Powell dizer em depoimento ao Comitê Bancário do Senado que o relatório da CBDC (moeda digital emitida por um Banco Central, na sigla em inglês) seria divulgado dentro de algumas semanas.


Sistema de Reserva Federa, Fed. (Foto:Andrew Harnik/AP)


Tom Emmer relata que se o Fed lançar uma moeda digital colocará os EUA em um caminho autoritário, conforme declaração, “Exigir que os usuários abram uma conta no Fed para ter acesso a uma CBDC dos EUA colocaria o Fed em um caminho insidioso semelhante ao autoritarismo digital da China”.

Emmer prossegue em seu comunicado afirmando que o Sistema de Bancos Centrais não deveriam ter autonomia para oferecer contas bancárias de varejo. Tom Emmer conclui a declaração dizendo, "As CBDCs que não aderirem a esses três princípios básicos podem permitir que uma entidade como o Federal Reserve atue como um banco de varejo, colete informações de identificação pessoal dos usuários e rastreie suas transações indefinidamente”.


Deputado republicano dos EUA, Tom Emmer. (Foto:Reprodução/Instagram)


O Fed iniciou estudos sobre a possibilidade de entrar mercado digital lançando sua própria moeda no ano passado, afirmando na circunstância que era importante o Banco Central dos EUA manter uma moeda estável e um sistema de pagamentos. Após isso, Jerome Powell declarou que para essa missão envolve decisões inovadoras e transformadoras em se tratando dos pagamentos digitais, o que imputa a revolução das criptomoedas. 

O presidente do Fed não estipulou prazos para tomada de decisão, apenas salientou que sua preocupação maior é adotar uma medida assertiva mais do que uma medida rápida.

 

Imagem Destaque: Criptomoedas. eamesBot/Shutterstock