Saúde e Bem Estar

Depressão: Sintomas e causas

06 Nov 2021 - 16h50 | Atulizado em 06 Nov 2021 - 16h50
Depressão: Sintomas e causas

A depressão é a doença mais comum no mundo, estima-se que em torno de 300 milhões de pessoas, de faixas etárias diferentes sofrem com esse transtorno. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é um distúrbio mental que afeta a sua saúde física e bem-estar.

A depressão e estresse estão intimamente relacionados. Os hormônios do estresse aceleram a frenquência cardíaca e apertam os vasos sanguíneos, colocando seu corpo em um estado prolongado de emergência. Com o tempo, isso pode acarretar diversas doenças novas.  Se os sintomas durarem mais de duas semanas podem ser sintomas de depressão. De acordo com a OMS, cerca de 5.8 % da população brasileira sofrem de depressão, o índice é o maior na América Latina. 

Depressão afeta o modo como você se sente e pode causar diversos sintomas no seu corpo. A depressão avançada considerada  grave  pode ter efeitos catastrófico no seu corpo, e um efeito dramático no seu dia-a-dia.


                                 

                                                                                     (Foto:Reprodução/Pinterest)


Sintomas e causas 

Pessoas que manifestam alguma condição psquiátrica, por exemplo, estão mais vulneráveis a desenvolver determinados patologias, como a hipertensão ou doenças cardíaca. 

Os sintomas mais comuns que uma pessoa com depressão pode ter são:

- Tristeza 

- Sensação de angústia  

- Irritação constante 

- Crise de ansiedade

- Choros involuntários 

- Pensamentos pessimistas e até suícidas 

- Problema pra dormir 

As causas podem ser muitas, que vão de internas como problemas bíologicos e de hereditariedade, até a perda do  emprego , luto, separação, que são consideradas causas externas, o problemas às vezes podem surgir sem causa aparente, ou por causa de doenças preexistentes. A depressão normalmente causa problemas físicos que podem incomodar a pessoa como dores no corpo, dores de cabeça, problemas digestivos, transtorno alimentares, falta de ar, sudorese e taquiacardia , hipertensão. Esses são os sintomas mais comuns relacionados entre pesssoas que sofrem depressão. 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Brasil-registra-164-mortes-por-Covid-19

https://inmagazine.ig.com.br/post/Italia-tem-retrocesso-no-combate-ao-Coronavirus-depois-de-meses-e-pandemia-mostra-sua-forca

https://inmagazine.ig.com.br/post/Elon-Musk-viraliza-mais-uma-polemica-envolvendo-o-Programa-Mundial-de-Alimentos

A melhor forma de evitar a piora no quadro de depressão é procurar um especialista e seguir o tratamento prescrito e seguir de forma correta, além disso essas mudanças de hábito podem melhorar o transtorno. Mudanças como a prática de exercícios físicos e escolha de alimentos mais saudáveis fazem toda diferença para melhorar a qualidade de vida.

Foto destaque: Reprodução/Pinterest 

Mais Lidas