Saúde e Bem Estar

Descubra as possíveis causas de dores no lado esquerdo do peito

15 Fev 2022 - 16h57 | Atulizado em 15 Fev 2022 - 16h57
Descubra as possíveis causas de dores no lado esquerdo do peito

Quando sentimos uma dor no lado esquerdo do peito, vem logo o pensamento de que possa ser algo relacionado ao coração, como um infarto, por exemplo. Porém, existem diversas causas que podem ocasionar uma dor no peito que não tem nada relacionado com problemas cardíacos e que são comuns de acontecer.

Quando a dor no peito é muito forte e intensa, com formigamento do braço esquerdo, sudorese e falta de ar é, recomendado procurar um atendimento médico de urgência para fazer os devidos exames e diagnosticar o problema, especialmente em pessoas que tenham algum problema de coração ou alguma doença crônica e para idosos.


Quando a dor é muito forte recomenda-se procurar um médico imediatamente (Foto: Reprodução/Hospital Aeroporto)


Entretanto, há outros problemas de saúde que causam a dor no peito, como gases em excesso, que é uma das causas mais frequentes para o aparecimento de dores na região. Essa dor, porém, passa em minutos e não vem acompanhada de outros sintomas.

O refluxo gastroesofágico pode ser outra causa de dor na região dos peito e é muito comum. Ocorre quando o ácido do estomago sobe para o esôfago causando contrações dele e acarretando dores no local.

Há ainda as pessoas que sofrem com problemas de ansiedade e acabam sentindo essa dor no peito quando estão passando por uma crise, de ansiedade ou de pânico. Essa dor pode ser sentida como uma do tipo pontada e que passa de forma ligeira, podendo vir acompanhada de formigamento em várias partes do corpo e não apenas no braço esquerdo.

Já a dor ósseo-muscular é muito comum para aquelas pessoas que praticam atividade física, depois de terem feito um treino muito intenso ou pode ocorrer quando a pessoa tem um simples mal jeito na região peitoral.

Uma inflamação no músculo cardíaco é uma causa de dor na região dos peito, uma miocardite por exemplo, e pode ocasionar uma dor que geralmente vem acompanhada de batimento cardíaco irregular, sensação de falta de ar e tontura.

Foto destaque: Dor no peito Reprodução/OPAS

Mais Lidas