Beleza

Descubra como cuidar do cabelo ondulado

16 Mar 2023 - 16h18 | Atulizado em 16 Mar 2023 - 16h18
Descubra como cuidar do cabelo ondulado

A moda do cabelo natural veio com força para ficar e conquistou o coração de muitas pessoas. Mas, no meio a tantas redescobertas, é provável que você não entenda exatamente qual o seu tipo de fio, como ele deve ser cuidado e como ele se comporta. A queixa mais comum entre as mulheres que buscam cuidar das mechas de forma natural, é a de que seus cabelos apresentam ser “lisos armados”, repletos de frizz e sem nenhuma definição.

O fio ondulado possui diversas curvaturas e em muitos casos pode ser confundido com o cabelo liso de aspecto seco e só fica bonito e apresentável quando está preso em um penteado.

Os cabelos ondulados necessitam de cuidados específicos de acordo com a sua curvatura. Neste caso, os fios costumam ser classificados como “tipo 2” e são subdivididos entre 2a, 2b e 2c.



O primeiro tipo, possui uma leve ondulação e sua raiz é lisa, com pouco volume e as ondas são mais acentuadas do meio para o fim do cabelo.

O segundo tipo, apresenta ondas mais definidas e que se parecem com um “S”, além de ter mais volume e frizzado.

E o último tipo, possui fios mais grossos e ondas que aparecem desde a raiz, podendo apresentar ainda mais frizz que o tipo anterior.

 

Separamos algumas dicas essenciais para você conseguir cuidar do seu cabelo ondulado

  • Utilize produtos indicados para o seu cabelo: quando for decidir quais produtos irá comprar para cuidar do cabelo, opte por aqueles que são feitos para o seu fio, pois os nutrientes presentes no shampoo, condicionador, máscara e leave-in, farão uma baita diferença no fim.
  • Aposte na hidratação e nutrição: este tipo de cabelo costuma ser mais ressecados, pois a curvatura impede que a oleosidade presente no couro cabelo se estenda para o cumprimento do fio. Ou seja, prefira apostar em produtos que levem às pontas do cabelo mais hidratação e nutrição, são mais eficientes para manter o aspecto saudável das madeixas.
  • Lave com água fria: utilizar a água quente no cabelo não é a melhor escolha. Esse hábito pode causar o aumentos da porosidade dos fios, dando ao cabelo um aspecto seco ou quebradiço. Por isso, sempre opte em lavar o seu cabelo com água morna ou fria, que ajuda na selagem da cutícula capitar e retém a hidratação nas mechas.
  • Cuidado ao pentear: evite desembaraçar os fios quando estão secos, pois eles podem quebrar e aumentar o frizz. Durante a lavagem, no momento de aplicar o condicionador, você pode pentear eles com cuidado, começando sempre pelas pontas e subindo até o couro cabeludo. Esta prática ajuda na diminuição de quebra e queda dos fios.

Os cabelos ondulados são naturalmente vítimas do frizz, porém, para amenizar essa condição, você pode optar na hidratação e nutrição frequentes. Outro jeito de evitar os fios arrepiados, é utilizar bons leave-ins e usar touca de cetim para dormir. Isso certamente irá te ajudar a acordar com os fios mais comportados.

Foto destaque: cabelo ondulado da Beyoncé. Reprodução/Instagram

Mais Lidas