Beleza

Descubra o que é verdade ou mito sobre os cuidados com os cabelos

14 Mai 2022 - 20h01 | Atulizado em 14 Mai 2022 - 20h01
Descubra o que é verdade ou mito sobre os cuidados com os cabelos

Quando se trata de cuidados de cabelos, muitas vezes ficamos com dúvidas sobre o que pode ser verdade ou não. Nesse caso existem dois grupos bem distintos, aqueles que acreditam nos mitos e não fazem extravagâncias no cabelos e aquele que ama uma dica diferente para deixar os fios diferenciados dos outros. 


Os mitos e verdades sobre a forma de cuidar do cabelo muitas vezes pode atrapalhar no tratamento capilar. (Foto: Reprodução / somoesfilhosonline.com


Mesmo assim, algumas dúvidas existem até mesmo para aqueles que são adeptos a todo tipo de tratamento. Separamos algumas dúvidas que são mais frequentes sobre os cabelos para relevar, o que é mito e verdade sobre os fios.  

O cabelo pode ficar viciado se usar um produto por muito tempo?

MITO. Na verdade o que acontece é que o uso dos produtos deixam no cabelos resíduos, e aí o cabelo fica um aspecto pesado, como se estivesse ensebado. Mas para não deixar dessa forma, use um shampoo anti-resíduos nas lavagens por um tempo e depois voltar com o shampoo habitual e o cabelo irá melhorar. 

Lavar todos os dias o meu cabelo pode prejudicar os fios? 

MITO. Para quem tem o cabelo com excesso de oleosidade na raiz precisa lavar todos os dias, para evitar o aumento de quedas de fios. O cabelo produz gordura por causa da glândula sebácea do couro cabelo que acaba juntando com a sujeira do cabelo, que deixa um odor no cabelo.

Lavar o cabelo na água fria deixa os fios com mais brilho?

VERDADE. Por causa das cutículas dos cabelos, a água fria os fecha, o que ajuda a deixar os fios brilhosos e alinhados.

Dormir com os fios molhados faz mal?

VERDADE. Por causa da umidade que fica no couro cabeludo ajuda na proliferação de fungos, o que resulta algumas vezes em caspa, oleosidade excessiva e o aumento da queda capilar. 

Quanto mais shampoo eu passar, mais limpo fica o meu cabelo?

MITO. O que você precisa se atentar é escolher um bom produto, que seja adequado para o seu tipo de cabelo, assim, ele deixará o seu couro limpo. Lembre-se, passar duas vezes o shampoo já é suficiente para deixar os fios limpos e cheirosos.

A caspa inibe o crescimento dos fios? 

VERDADE. A caspa cria um espécie de barreira no couro cabelo, o que dificulta e enfraquece o crescimento do fio. Outro fator que pode prejudicar o crescimento do cabelo é a oleosidade excessiva, da mesma forma que a caspa. 

Passar muita tinta no cabelo pode ressecar os fios? 

VERDADE. Como sabemos, o uso excessivo de química pode quebrar a queratina do cabelo - sendo responsável pela saúde do cabelo - , o que acaba com o brilho e resistência do fio do cabelo. 

Agora que você descobriu o que é verdade e mito sobre o cabelo, fica mais fácil de cuidar deixar os fios maravilhosos.

 

Foto destaque Shutterstock Images.