Notícias

Desfile no Dia da Independência dos EUA é alvo de tiroteio

04 Jul 2022 - 20h30 | Atulizado em 04 Jul 2022 - 20h30
Desfile no Dia da Independência dos EUA é alvo de tiroteio

Nesta segunda-feira (04) o desfile de comemoração do Dia da Independência nos Estados Unidos foi marcado por um tiroteio durante as apresentações em Highland Park, perto de Chicago, no estado de Illinois. 

O desfile que havia começado às 10h da manhã (horário local), foi interrompido após dez minutos de evento quando sons ao redor pareciam tiros. A polícia foi acionada depois que o barulho de tiro fez com que a multidão que assistia ao desfile se dispersasse.  

Segundo a polícia, ao menos seis pessoas foram mortas a tiros e outras 24 ficaram feridas pelos tiros. O atirador estava em um telhado quando fez os disparos, fugiu do local e está foragido.  


Policiais realizam buscas após desfile ser interrompido por atirador em Highland Park (Reprodução: Portal G1)


Chris Covelli, porta-voz da polícia local de Illinois, disse que a motivação do ataque não foi descoberta, mas está sendo investigada.  

Também foi informado pelas autoridades que a arma usada no ataque foi um rifle encontrado em cima de um prédio comercial de onde foram feitos os disparos.  

A policia disse que o retrato do atirador é um rapaz branco, de cabelos pretos, usava uma camiseta branca ou azul, aparenta entre 18 a 20 anos e que ainda não teve sua identificação.  

Uma testemunha chamada Amarani Garcia, que assistia o desfile com sua filha pequena, disse para à afiliada local da ABC que havia escutado barulhos de tiro nas proximidades do evento, depois de uma pausa que provavelmente foi feita para recarregar a arma, e logo em seguida mais tiros.  

Havia pessoas gritando e correndo. Foi realmente traumatizante”, disse Amarani. “Eu estava muito apavorada. Eu me escondi com minha filha em uma lojinha. Isso só me faz sentir que não estamos mais seguros.” conclui.  

No Twitter, a prefeita de Highland Park, afirmou que a polícia estava no local pediu que os moradores da cidade evitem a região central da cidade.  


(Reprodução: Twitter)


As celebrações do Dia da Independência dos EUA foram canceladas em Highland Park e em Chicago a segurança foi redobrada. Highland Park tem uma população de 30.000 habitantes. 

Biden se diz “chocado” com o ataque ao desfile de 04 de julho  

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em um comunicado divulgado hoje assumiu ter ficado chocado com o ataque no desfile do Dia da Independência e demonstrou gratidão pelos esforços das equipes de socorro.  

Jill [Biden] e eu estamos chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe sofrimento a uma comunidade americana neste Dia da Independência”. Como sempre, estamos gratos pela resposta rápida das autoridades e pela aplicação da lei no local” disse o presidente em comunicado.  


 

Joe Biden e Primeira Dama Jill Biden (Imagem/Reprodução: O Estado de S. Paulo)


Biden também diz que em uma conversa com o o governador de Illinois, JB Pritzker, e a prefeita de Highland Park, Nancy Rotering, e ofereceu o “apoio total” do governo federal. 

Também chamei a polícia federal para ajudar na busca urgente pelo atirador, que continua foragido neste momento. Os membros da comunidade devem seguir as orientações da liderança no local, e vou monitorar de perto à medida que aprendemos mais sobre aqueles cujas vidas foram perdidas e oramos por aqueles que estão no hospital com ferimentos graves”, continuou o comunicado. 

Joe Biden ressalta que “recentemente, eu assinei a primeira grande lei bipartidária de reforma de armas em quase 30 anos, que inclui ações que vão salvar vidas". 

Mas há muito mais trabalho a fazer e não vou desistir de lutar contra a epidemia da violência armada" conclui.