Saúde e Bem Estar

Desgaste mental e trabalho: De que modo conciliar a saúde mental e o êxito profissional?

19 Set 2021 - 11h11 | Atulizado em 19 Set 2021 - 11h11
Desgaste mental e trabalho: De que modo conciliar a saúde mental e o êxito profissional?

Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 576 mil brasileiros em 2020 foram afastados de sua ocupação devido ao esgotamento mental. De acordo com o estudo do Ipsos, delegada pelo Fórum econômico Mundial e concedida a BBC News Brasil, cerca de 53% dos brasileiros comentaram que sua saúde mental decaiu um pouco ou muito no último ano, diante da pandemia. A saúde da mente é definida pela forma como nossas vidas são influenciadas pelos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Em relação à como afetou o bem-estar mental, a psicóloga Milena Cândida esclarece que a pandemia da Covid-19 trouxe grandes e consideráveis mudanças para todos. Períodos de isolamento, preocupação por ter que ficar em casa ou pelo fato de não pode ficar dentro do seu lar, nova forma de trabalho através do home office, medo do vírus, insegurança e a aflição pelo financeiro. “Cada um dentro do seu contexto, com suas preocupações e uma coisa em comum: nossa saúde mental em risco.


(Saúde mental/ Reprodução: Mikhail Nilov no Pexels)


https://inmagazine.com.br/post/Saude-dos-olhos-diante-das-telas-dicas-para-manter-sua-visao-saudavel

https://inmagazine.com.br/post/Ansiedade-saiba-como-aliviar-uma-crise

https://inmagazine.com.br/post/Segundo-estudo-a-vacina-CoronaVac-oferece-protecao-acima-de-90-em-pessoas-com-comorbidades

O home office foi adotado por muitas empresas nessa pandemia, e a psicóloga menciona que essa forma de trabalho trouxe prejuízos para a saúde mental, mesmo com o ponto positivo de evitar circulação das pessoas e por consequência evitar o contágio. O ambiente de “trabalho” que pode não ser o ideal, a falta de organização entre as tarefas de casa e do trabalho, aumento da jornada de trabalho, o fato de não conseguir se desligar totalmente do serviço e respeitar os momentos de descanso são fatores que auxiliam no desgaste mental.

Como o esgotamento mental pode afetar nosso desempenho na busca pelo êxito profissional? “Quando os limites pessoais, como os momentos de descanso, não são respeitados pode ocorrer um esgotamento mental. E esse desgaste afeta todos os âmbitos da nossa vida, incluive a profissional. Diferente do que a produtividade tóxica prega, não existe produtividade sem descanso e lazer”, esclarece a psicóloga.

Para conseguir equilibrar e conciliar saúde mental e trabalho, Milena Cândida diz que são escolhas diárias. Fazer uma boa construção dos hábitos, respeitar seus limites, cuidar dos pensamentos e das emoções, ser paciente consigo e com seu processo. Sobre como cuidar da mente no atual cenário, qual rotina de cuidados que devemos tomar, a especialista conta: ”Não existe uma rotina que sirva para todo mundo. É muito particular. O ideal é descobrir o que funciona para você. O processo de terapia pode ajudar e muito com isso.”

(Foto Destaque: Home Office /Reprodução:  Yan Krukov no Pexels)