Notícias

Desmatamento em alta, acobertamento de informações e consequências

19 Nov 2021 - 06h53 | Atulizado em 19 Nov 2021 - 06h53
Desmatamento em alta, acobertamento de informações e consequências

Dados preocupantes sobre o desmatamento da Amazônia preocupam os órgãos reguladores. O desmatamento chega a ser o maior nos últimos 15 anos, essa taxa ultrapassa a faixa de 13.000km ², considerando um aumento de 22% dentro de um ano.

Os dados foram disponibilizados pelo governo sem muita divulgação, este que inclusive, sofreu insinuações de acobertamento de dados importantes. Joaquim Leite, ministro do meio ambiente, fora acusado por órgãos reguladores de ocultação, o desmatamento havia se tornado pauta relevante para o governo que “pretende” extinguir o desflorestamento nos próximos 10 anos, porém a realidade acaba se tornando o reverso.

 


Vídeo: Coletiva com Joaquim Leite, ministro do meio ambiente. Divulgação/Canal BandNews.


 

A região é uma das maiores produtoras de madeira tropical, com extrativismo crescente e a exploração desse recurso, geram desperdícios de 60% nas produtoras. Nos últimos meses, a região amazônica inclusive, sofreu diversas queimadas em um curto período e seus recursos hídricos são escassos com proteção contra incêndio ineficiente para combater esses focos.

Isso gera algo que vai muito além de uma crise diplomática, a vida na terra, a biodiversidade e o agravamento do aquecimento global consequência dessas crises climáticas são outras graves consequências dessa diminuição de uma área tropical tão significativa para o país. 

De toda a população indígena, junto da Amazônia legal que tenta determinar espaços para essa população, estão percebendo o cerco se fechando. O IBAMA e a Funai também se tornam responsáveis por essas terras, que são alvos fáceis para exploradores. Os indígenas que formam sua sociedade dentro desses campos são os primeiros além da biodiversidade a sentirem o impacto causados por esses criminosos.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Auxilio-Brasil-comeca-a-ser-pago-nesta-quarta-feira-gerando-filas-pelo-pais

https://inmagazine.ig.com.br/post/Covid-19-Intervalo-da-dose-de-reforco-sera-reduzido-para-cinco-meses

https://inmagazine.ig.com.br/post/Bolsonaro-dispara-desinformacao-em-relacao-a-Amazonia-em-declaracoes-feitas-para-investidores-de-Dubai

 

O assunto desmatamento tem se tornado relevante, a nova geração torna o assunto bastante pertinente, dados apontam inclusive o crescimento na procura procurar por empresas que geram consumo consciente. Nota-se a crescente mudança no comportamento desses usuários, que sofrerão duramente as consequências do mau uso desse recurso natural.

Foto destaque: Desmatamento amazônia. Reprodução/El País.