Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 ações para impactar positivamente a sustentabilidade

05 Jun 2022 - 21h49 | Atulizado em 05 Jun 2022 - 21h49
Dia Mundial do Meio Ambiente: 5 ações para impactar positivamente a sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 50 anos, com o intuito de conscientizar a humanidade em relação aos danos causados ao planeta. Foi realizada a Conferência de Estocolmo com os chefes de estado afim de reavaliar os gastos dos recursos naturais. Como marco dessa iniciativa, todo dia 5 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para a mudança ser notada é preciso ter constância nos processos adotados para a preservação e bem estar da natureza. Atualmente, a Agropecuária é uma das grandes ofensoras para o meio ambiente. No Brasil, segundo os dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), as praticas do agro foram responsáveis pela emissão de 73% de GEE (Gases de Efeito Estufa) em todo o país, em 2020. Entretanto, em contrapartida a área da agropecuária foi a que teve maior destaque em minimizar a emissão de carbono no período de 2005 a 2020.


Representação de atitude positiva com o meio ambiente (Foto: reprodução/Pontal Engenharia)


Com a missão de diminuir a emissão do carbono em 1,1 bilhão de toneladas até 2030, o Plano ABC + (Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária) foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária em outubro de 2021, somando a produção sustentável e a tecnologia para 72,68 milhões de hectares dos agricultores e pecuaristas.

Entre as medidas adotadas para a preservação do meio ambiente, podemos listar 5 das presentes no plano de ação. Confira abaixo:

 

O uso de bioinsumos

Possuindo um alto impacto negativo no solo e na água o uso de fertilizantes é muito comum no agro. Uma troca que irá resultar em menos resíduos no solo e uma produção mais sustentável é a utilização de defensivos químicos ao invés de fertilizantes comuns. Os bioinsumos ainda podem auxiliar em reduzir gastos.

O tratamento de resíduos animais

As práticas pecuárias apresentam diversos impactos na natureza, um deles são os resíduos que os animais produzem. A fabricante de máquinas agrícolas, Nwe Holland criou esse ano no Brasil, um trator agrícola que é movido a biometano na intenção de diminuir em até 80% a emissão de C02, comparado a um trator comum. Dessa forma o descarte desses resíduos serão menos prejudiciais, pois será feito o tratamento destes resíduos, transformando-os em biogás.

Adoção de sistemas integrados

Uma das medidas implementadas foi inspirada na adoção de sistemas integrados por empresas como John Deere, como a ILPF (Integração Lavoura – Pecuária- Floresta). Segundo uma pesquisa da Embrapa no Arenito Cauiá, localizado no Paranaá, foi determinado que a inclusão da ILP (Integração Lavoura – Pecuária) conseguiu alavancar a produção de soja e o aumento de peso nos animais.

Irrigação eficiente

De acordo com os dados do IBGE, a irrigação está interligada a cerca de 40% do valor emitido pela produção agro brasileira. Com uma irrigação correta é possível melhorar consideravelmente a produtividade dos hectares, além de evitar o desperdício de água. Para realizar uma irrigação eficiente é necessária conhecer o solo e a bacia hidrográfica da região e entender o que ele necessita, segundo o gerente corporativo da pivot, Tiago Villiani. “A primeira coisa que o produtor deve levar em conta é o que ele busca, se é estabilidade do plantio, crescimento da produção”

O plantio de florestas

Muitas florestas são degradadas no mundo todo, no Brasil a flora é extensa porém ainda assim é necessário realizar o plantio de mais brotos, devido o desmatamento. Com a iniciativa de realizar a restauração da flora, a ONG SOS Mata Atlântica realiza um projeto junto a Raizen, produtora de açúcar e etanol o “Florestas do Futuro”. O programa afirma já ter realizado e remoção de 6,5 milhões de toneladas de C20 da atmosfera devido a restauração de 23 mil hectares.

 

Foto destaque: Imagem sobre a natureza.  Foto:reprodução/Jornal Contábil.