Saúde e Bem Estar

Dicas para acalmar os pets dos barulhos de fogos de artifício

31 Dez 2021 - 21h18 | Atulizado em 31 Dez 2021 - 21h18
Dicas para acalmar os pets dos barulhos de fogos de artifício

Nesse período de fim de ano, é muito comum principalmente na virada os fogos de artificio, que na maioria das vezes significa uma renovação para muitas pessoas, mas em contrapartida provocam muita ansiedade nos animais devido ao barulho, sobretudo em cães e gatos. Eles têm uma audição mais sensível comparado com o do ser humano.

O barulho dos fogos de arifício pode ser uma séria aflição para pets fóbicos e causar situações de desconforto emocional, fugas, acidentes e até a morte.

Cuidados básicos como fechar os portões para o animal não fugir, calmantes caseiros como chás de camomila, a lavanda e a valeriana, devem ser aplicados com moderação.


Dicas para acalmar os pets dos barulhos de fogos de artifício (Foto: Reprodução/Pexels)


Confira algumas dicas para acalmar os pets dos barulhos de fogos de artifício:

Fechar portas e janelas da casa; levar o animal para um local da casa onde ele se sinta seguro; checar as telas de proteção das janelas (caso tenha no local); colocar um algodões nos ouvidos dos animais durante a queima de fogos; consultar o veterinário para a prescrição de um calmante; colocar uma coleira com os dados do animal.

É fundamental organizar um ambiente em que o animal se sinta protegido: com sua caminha, brinquedos e itens que ele gosta. Se o cão ou gato quiser se esconder, comportamento comum quando está com medo

Alguns cachorros se sentem protegidos com roupinhas justas e existem confecções próprias para isso nas lojas especializadas, assim como protetores auriculares para pets. Teste antes para ver se o animal se sente confortável com o uso desses produtos antes.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Beneficios-do-protetor-solar-com-cor-e-diferencas-para-cada-pele

https://inmagazine.ig.com.br/post/Entenda-a-tromboembolia-pulmonar-doenca-que-matou-cantor-Maurilio

https://inmagazine.ig.com.br/post/Segundo-infectologista-sem-vacina-para-todas-as-idades-casos-de-Covid-aumentarao


 

Outro método é deixar o seu animal em um ambiente com o som mais silencioso possível e colocar ao fundo música clássica para que escute, isso pode ajudar a acalmar e tirara a atenção aos fogos.

Foto destaque: Reprodução/Pexels