Beleza

Dicas para você lavar o cabelo e deixar como aspecto de salão

14 Jan 2022 - 15h07 | Atulizado em 14 Jan 2022 - 15h07
Dicas para você lavar o cabelo e deixar como aspecto de salão

Assim como cada parte do nosso corpo, os cabelos merecem uma atenção e um tratamento especial, de acordo com cada tipo de fio. E o tratamento acaba sendo a base para fios saudáveis e sedosos para você poder fazer aquele penteado que se vê em comerciais.

Há muitas teorias sobre a frequência ideal de lavar os cabelos, porém os especialistas no assunto afirmam que cada cabelo tem uma necessidade particular. Compilamos as melhores dicas de cabeleireiros para você fazer uma lavagem digna de salão de beleza!


Fazer o processo de lavagem da forma ideal para o seu tipo de cabelo é essencial para manter seus fios saudáveis (Foto: Reprodução/Freepik)


A primeira dica parece ser muito óbvia, mas faz toda a diferença no processo de pré-lavagem: desembaraçar o cabelo antes de entrar no chuveiro. Isso acaba facilitando a escovação final, onde seus fios estarão mais maleáveis com o auxílio de um creme ou de algum óleo, diminuindo assim as chances dos seus fios quebrarem.

É importante também você fazer boa parte desse processo com a ajuda das pontas dos dedos e fazer os movimentos com suavidade, ajudando a ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo, potencializando também a sensação agradável de lavar os cabelos, focando sempre na raiz do cabelo e favorecendo assim o crescimento saudável deles.

A aplicação do shampoo é um fator importante na lavagem, onde foi batizado como “a regra de três” especificando as áreas da coroa, pescoço e costeletas – áreas essas que mais ficam sujas e muitas vezes nos esquecemos. É indicado antes de começar a aplicação do shampoo, emulsioná-lo com um pouco de água na palma da mão, o deixando mais fluido e facilitando a penetração nos fios.


O uso do secador nos cabelos é ideal para quem quer uma raiz seca mais rapidamente (Foto: Reprodução/Pexels)


Uma dica de ouro que nós indicamos para uma lavagem inteligente e eficaz é usar dois shampoos e intercalá-los nas lavagens. Um com a fórmula mais hidratante e outro mais detox do couro cabeludo. As necessidades de uma parte do cabelo não é a mesma de outra parte, então o mais saudável é fazer uma aplicação de um e em seguida aplicar o outro e retirar ambos na mesma hora.


Modelo com o cabelo finalizado. (Foto: Reprodução/Com Glamour)


Por fim, como último processo, a secagem dos cabelos é recomendada a começar sempre pela raiza, levantando os fios com os dedos com o auxílio de um pente para não quebrá-los – caso você seque com secador. O nosso couro cabeludo tem uma espécie de película de oleosidade que protege a pele, então remover toda a umidade mantém os cabelos saudáveis e impede que fiquem um emaranhado de fios. 

Sabemos que cada cabelo requer um cuidado específico, variando de acordo com curvatura, espessura, coloração e etc. Porém manter pelo menos os cuidados básicos, fazendo a ingestão de alimentos saudáveis e ingerindo bastante água faz com que seus fios cresçam fortes e brilhosos.

 

Foto de destaque: Reprodução/Pexels

LEIA MAIS