Tech

Dinossauros igual no Jurassic World podem ser criados ?

13 Jun 2022 - 17h44 | Atulizado em 13 Jun 2022 - 17h44
Dinossauros igual no Jurassic World podem ser criados ?

Em 2020, um estudo publicado na revista PLOS ONE tentou determinar se e por quanto tempo o DNA em materiais resinosos pode ser preservado. O romance de ficção científica de 1990 e a franquia de filmes de sucesso “Jurassic Park” popularizaram a ideia de que o âmbar poderia preservar tecidos moles e até moléculas de DNA ao longo de milhões de anos. Mas tentativas reais de extrair DNA de âmbar ou substâncias semelhantes não tiveram sucesso até hoje, e amostras embutidas em resina foram consideradas inadequadas para exames genéticos.

Em 2020, um estudo publicado na revista PLOS ONE tentou determinar se e por quanto tempo o DNA de insetos envoltos em materiais resinosos pode ser preservado. Os pesquisadores coletaram pequenos besouros de ambrosia presos na resina de âmbar (Hymenaea), uma espécie endêmica da ilha de Madagascar.


Pesquisadores tetaram tornar realidade a clonagem feita no filme Jurassic Park (Foto:Reprodução/Forbes)


Ao contrário dos filmes, a resina de árvore fóssil não é uma boa escolha para preservar o DNA, uma molécula frágil que carrega instruções genéticas para o desenvolvimento, funcionamento, crescimento e reprodução de todos os organismos conhecidos. A composição química desta resina de árvore moderna é muito semelhante ao âmbar fossilizado. As amostras foram armazenadas por 2 a 6 anos e depois processadas.

Ainda não está claro por quanto tempo qualquer material genético pode sobreviver dentro da resina. Os pesquisadores esperam aplicar o novo método a outros exemplos de tecidos moles embebidos em resina e assim determinar a taxa de decaimento do DNA.

O estudo concluiu que, embora muito frágil, o DNA ainda estava preservado nas amostras. As primeiras tentativas usando etanol para dissolver a resina que envolve os besouros provaram ser contraproducentes. O álcool reage com a resina, destruindo qualquer DNA. Essa observação pode explicar por que as tentativas anteriores de extrair DNA sempre foram malsucedidas.

Foto destaque: Filme Jurassic World Reprodução/GauchaZN