Uma das tendências nas mídias sociais e nos círculos de celebridades atualmente é a quebra do preenchimento labial - para reverter os efeitos de tê-lo, em primeiro lugar.
Com rostos famosos como Courteney Cox falando abertamente sobre sua experiência de ter o preenchimento dissolvido e a especulação em torno do encolhimento da garota-propaganda original do preenchimento labial, Kylie Jenner, outros estão seguindo o exemplo (para evidências, consulte os vídeos do TikTok com a tag #dissolvingfiller acumulando 28,8 milhões de visualizações, perseguindo as visualizações de 73,3 milhões com a tag #lipdissolving).
"Isso representa que as pessoas talvez estejam reavaliando seus ideais de beleza; sendo mais respeitosas com sua beleza e anatomia únicas", diz o respeitado Dr. Wassim Taktouk. "As pessoas estão mais sintonizadas em perceber aparências não naturais, como lábios cheios demais e linhas de mandíbula não naturais, e por isso querem reduzi-las." Isso não quer dizer que haja um retorno ao natural em seu sentido literal. "O uso de preenchedor não caiu, é o uso excessivo que está sendo corrigido."
Como nos diz a médica Saleena Zimri, "o aumento na mídia sobre a dissolução do preenchimento pode influenciar fortemente a faixa etária com menos de 35 anos e isso se traduz em solicitações na clínica". Ela explica que "muitas mulheres já fazem preenchimento labial há vários anos e, ao lado das tendências estéticas, seu estilo pessoal pode ter mudado; agora os lábios estão parecendo muito preenchidos e querem recomeçar". Mudando o foco do volume para a definição, "os pacientes estão dissolvendo o preenchimento antigo e procurando uma aparência mais natural que seja proporcional enquanto definida".
Preenchimento labial dissolvido (Reprodução/Instagram)
As técnicas dos injetores também avançaram, assim como os enchimentos com os quais estão trabalhando. "Estamos mais sintonizados com diferentes etnias e diferentes faixas etárias; entendemos que não é uma abordagem única para todos", disse o Dr. Taktouk. "Por exemplo, Teoxane tem cinco preenchimentos diferentes que você pode usar para os lábios, porque cada lábio é único e precisa ser tratado como tal. Os ideais de beleza e proporções que antes eram ensinados aos profissionais como evangelho não são mais relevantes - você não pode aplicar proporções matemáticas a todos os rostos igualmente." Mas se você deseja começar de novo com o preenchimento ou parar completamente com ele, é importante saber o que realmente envolve a dissolução do preenchimento e se é adequado para você.
Além de saber exatamente qual preenchedor foi usado em você – caso vá a outro profissional para removê-lo – você precisa ter mais de 18 anos e não ter contraindicações (como gravidez).
Em geral, você é uma candidata adequada se "deseja remover o preenchimento de que não gosta mais ou tem complicações associadas ao preenchimento, como caroços e inchaços ou migração do preenchimento", confirma o Dr. Zimri.
De qualquer maneira, "faça sua pesquisa", diz o Dr. Hall. Como a indústria é altamente desregulamentada, sempre consulte médicos que tenham ampla experiência na dissolução de preenchimento, tanto quanto em sua administração.
Foto de capa: Kylie Jenner. Reprodução/Instagram