Saúde e Bem Estar

Doença de Stênio Garcia, a septicemia não é grave mas requer cuidados

03 Jul 2023 - 14h20 | Atulizado em 03 Jul 2023 - 14h20
Doença de Stênio Garcia, a septicemia não é grave mas requer cuidados

A saúde é um fator muito importante para que não seja levada a sério. Neste sábado (1), o ator Stênio Garcia, de 91 anos, foi diagnosticado com septicemia aguda após ser internado. O ator passou por uma série de bateria de exames e segue respirando normalmente. Agora, Stênio se dedica a tratamentos para liquidar essa bactéria. Conhecida como sepse, sépsis e/ou infecção generalizada, é uma resposta do organismo a possíveis ameaças como, vírus, fungos, bactérias ou protozoários. 


Septicemia não é contagiosa mas pode proocar sérios problemas a saúde (Foto/Reprodução/Hilab)


Na teoria, é fácil de explicar a ação dessa bactéria no estômago; após acontecer a infecção, o sistema imunológico tenta de todas as maneiras combater o vírus invasor, assim impedindo-o de continuar se espalhando. Mas se seu DNA é desconhecido, fica difícil para o sistema imunológico conter a doença, assim facilitando o avanço em todos os órgãos. O corpo começa a aparentar sinais de inflamação como forma de combate ao organismo invasor; essas inflamações podem ser perigosas de acordo com a intensidade da dor provocada pela bactéria. De forma geral, acaba afetando outras partes do corpo.

Em caso do tratamento incorreto, pode acometer sérios danos à saúde como exemplo de falência múltipla de órgãos. 

Os sintomas mais conhecidos desencadeados por ela são: pneumonia, infecção urinária e infecção abdominal, segundo relatado pelo Ministério da Saúde. É a causa de cerca de 11 milhões de mortes por ano no mundo. 

Os principais iniciais sintomas da septicemia são: febre alta; aumento da frequência cardíaca; respiração disparada (acelerada) ou sinais de confusão; agitação; dificuldades para respirar; mudança e enfraquecimento da capacidade de consciência; pressão baixa e diminuição da capacidade urinária. 

Exames específicos para o caso ainda não foram elaborados, mas é possível que outros tipos de exames sejam feitos para a identificação da doença e para saber o seu desencadeamento.

Foto destaque: o ator Stenio Garcia diagnosticado com septicemia aguda. Foto/Reprodução/TV Foco