Esportes

Dos times que disputarão o Brasileirão, onze caíram nos estaduais

21 Mar 2022 - 20h36 | Atulizado em 21 Mar 2022 - 20h36
Dos times que disputarão o Brasileirão, onze caíram nos estaduais

Dois da série B, dois da série C e pelo menos sete da série D. Essa foi a contagem de times que irão disputar as divisões de acesso do Campeonato Brasileiro, mas que acabaram sendo rebaixados nos campeonatos estaduais.

Além do título e das rivalidades, para alguns clubes, o campeonato estadual serve como um parâmetro de preparação para o Campeonato Brasileiro e algumas equipes já foram reprovadas nos primeiros desafios do ano. Para três divisões, as disputas começaram em 20 dias, mas para a série D os confrontos só terão início daqui há um mês.

Até o momento, 11 equipes que disputarão o acesso do Campeonato Brasileiro já foram rebaixadas nos campeonatos estaduais e a lista ainda pode sofrer aumento. Dos clubes rebaixados até agora, dois que estavam na divisão mais alta nacionalmente caíram no Campeonato Paulista.

Novorizontino e Ponte Preta disputarão a série B este ano. O Tigre, que alcançou a segundona do campeonato brasileiro na última temporada, caiu para a Série A2 do Paulista com uma das piores campanhas de toda competição, conquistando apenas três pontos em 12 jogos.

A Ponte Preta teve seu rebaixamento concretizado no sábado (19), após o empate de 2 a 2 contra o Ituano. Com isso, a equipe alvinegra volta a Série A2 após 23 anos seguidos na elite paulista. O Santos, outro grande time da elite do Campeonato Paulista e que nunca caiu para a Série B do Brasileiro, também correu riscos de ser rebaixado.

Já no estadual carioca, o Volta Redonda passa a integrar a Série C, caindo como lanterna do campeonato, somando um total de 6 pontos em 11 jogos. Pelo campeonato cearense, o Atlético-CE, após fazer uma péssima campanha no estadual, junto com o Crato, passam a disputar a Série D após o rebaixamento.

Em Santa Catarina, o Juventus-SC e o Próspera, representantes da Série D, também caem na disputa. Dos clubes da Quarta Divisão, nenhuma queda foi tão surpreendente quanto a do Paraná Clube.


Paraná Clube perde para o União e é rebaixado do Campenato Paranaense (Reprodução: Geraldo Bubniak/AGB)


A equipe do Paraná, que já conquistou sete títulos estaduais e uma série B nacional, além do módulo amarelo da Copa João Havelange, estava na Série A do Brasileiro em 2018, desceu para a Série A2 do campeonato estadual paranaense na lanterna da competição, somando apenas 4 pontos em 11 jogos.

Algumas disputas estaduais ainda estão em andamento e a lista de clubes da Série D que podem encarar o rebaixamento pode aumentar até o fim das disputas. Esse é o caso de times como Afogados, em Pernambuco, que disputa o famoso “quadrangular da morte”. O time, porém, começou bem, vencendo o Vera Cruz por 3 a 0.

 

Os times que disputarão o Brasileirão são:

Série B – Novorizontino e Ponte Preta

Série C – Atlético-CE e Volta Redonda

Série D – São Raimundo-AM, Crato, Ação, URT, Paraná, Juventus-SC e Próspera.

 

Foto destaque: Taça do Campeonato Brasileiro (Reprodução: Alexandre Schneider/Getty Images)