Saúde e Bem Estar

Dr. Bernardo Guimarães traz 5 dicas simples para retardar o envelhecimento

01 Abr 2022 - 15h21 | Atulizado em 01 Abr 2022 - 15h21
Dr. Bernardo Guimarães traz 5 dicas simples para retardar o envelhecimento

Hoje com os avanços da medicina e da estética, muitas pessoas estão em busca nao apenas de uma melhor qualidade de vida, mas também de uma aparência mais jovem e uma maior longevidade. Segundo os especialistas no assunto, embora envelhecer é algo inevitável e faz parte do processo natural da vida, existem formas de preservar o corpo e a elasticidade da pele, mesmo com o avanço da idade.

O Dr. Bernardo C. de S Guimarães, médico que é referencia na área da nutrologia, da saúde mental e do anti envelhecimento, revela que certas atitudes simples podem fazer toda a diferença para ajudar o corpo a ter uma melhor saúde geral e retardar o aparecimento dos sinais do envelhecimento. “Não há uma fórmula mágica para fugir do envelhecimento - afinal, esse é um processo natural pelo qual todos os seres humanos passam. No entanto, existem atitudes simples que ajudam muito a evitar o envelhecimento precoce. Manter uma alimentação saudável, buscar um estilo de vida equilibrado e uma rotina mais saudável são os principais passos em direção a retardar o envelhecimento”.

LEIA MAIS


Dr. Bernardo Guimarães referencia na área da nutrologia, da saúde mental e do anti envelhecimento (Foto: Reprodução/Divulgação)


Para ajudar o leitor a encontrar a sua própria “fonte da juventude”, o Dr. Bernardo Guimarães revela 5 dicas simples que podem ajudar e muito. Confira:

Inclua na sua alimentação os antioxidantes

Uma das melhores formas de evitar o envelhecimento é buscar uma alimentação rica em antioxidantes - substâncias que inibem a ação dos radicais livres, combatendo o processo de envelhecimento e o surgimento das chamadas linhas de expressão, por exemplo. Dentre os alimentos ricos em antioxidantes estão as frutas vermelhas (framboesas, amoras, cerejas e morangos, por exemplo) e as cítricas (limão, tangerina, laranja, acerola e abacaxi). Por isso, uma boa dica é sempre incluir as frutas na alimentação. Vale lembrar que as vitaminas C e E também são substâncias antioxidantes - por isso, lembre-se de também consumir vegetais como o brócolis e a espinafre.

Evite o tabagismo 

O cigarro é um dos maiores vilões da saúde - pode ocasionar doenças pulmonares, câncer e ainda é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Quem fuma há muito tempo, por exemplo, costuma ficar com linhas de expressão perto da boca por conta do movimento repetitivo de tragar. O cigarro possui substâncias maléficas e tóxicas que prejudicam a pele e o corpo como um todo. Por isso, uma boa dica é fugir do cigarro e buscar um estilo de vida mais saudável.

Fuja do estresse

Situações de estresse - que acontecem muito no trabalho - também podem levar ao envelhecimento precoce. Quando ficamos estressados, isso pode refletir diretamente na nossa pele. Em alguns casos, podem surgem até espinhas e manchas. Situações de estresse fazem mal para o nosso psicológico mas também se manifestam fisicamente, com a liberação de diversas substancias que estimulam o aparecimento de radicais livres e até mesmo podem desencadear doenças, decorrentes de crises de ansiedade e desequilíbrio hormonal. Além disso, em situações de estresse, o nosso rosto costuma ficar contraído e isso também pode levar ao surgimento das rugas.

Use filtro solar

A exposição prolongada aos raios solares é responsável pelo ressecamento e envelhecimento da pele - em especial, a do rosto, que é mais sensível e tende a formar rugas. Por isso, é muito importante que você crie o hábito de passar protetor solar todos os dias antes de sair de casa.

Faça atividade física 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) indivíduos que dão menos de 10 mil passos por dia podem ser considerados sedentários. O sedentarismo é um dos fatores que contribuem para o envelhecimento precoce. Por isso, praticar exercícios com regularidade é uma boa dica para uma aparência mais jovem.

 

Dr. Bernardo Guimarães. Reprodução/Divulgação