Tech

E-mail vazado de Elon Musk informa possível falência da SpaceX

06 Dez 2021 - 13h49 | Atulizado em 06 Dez 2021 - 13h49
E-mail vazado de Elon Musk informa possível falência da SpaceX

 

Um e-mail vazado recentemente na internet sugere que o bilionário e magnata Elon Musk está preocupado com a possibilidade de sua empresa de estudo e lançamento de foguetes, a SpaceX, ir à falência caso não consiga fazer o motor Raptor impulsionar o foguete Starship.

A mensagem eletrônica foi enviada por Musk aos seus funcionários no dia posterior ao feriado norte-americano de Ação de Graças, em 26 de novembro. Segundo relatos, o tom das palavras usadas por Musk foi de irritação pela falta de avanço nas pesquisas para atingir as taxas de voo da nave aeroespacial, alegando risco de falência caso as metas não fossem cumpridas.

“A crise de produção do Raptor está muito pior do que parecia há algumas semanas. Corremos o risco genuíno de falência se não conseguirmos atingir uma taxa de voo da nave Starship de pelo menos uma vez a cada duas semanas no próximo ano”, escreveu Musk consoante uma cópia do e-mail obtida pelo jornal estadunidense CNBC.

Apesar da informação ser inesperada, ainda não se sabe ao certo a real condição interna da companhia. Há suposições de o bilionário apenas estar pressionando os trabalhadores para atingir a meta dentro do prazo. Em acordo com informações já publicadas pela SpaceX, a nave Starship precisa de 39 motores em cada foguete para funcionar.

Quatro dias após o vazamento dos e-mails e a repercussão da mídia, Musk esclareceu em seu perfil pessoal do Twitter os apontamentos escritos na mensagem eletrônica.



“Se uma severa recessão global acabasse com disponibilidade/liquidez de capital, enquanto a SpaceX perde bilhões na Starlink e Starship, então a falência, embora ainda improvável, não é impossível”, justificou.

Ainda, concluiu o posicionamento com uma citação de Andrew Grove, engenheiro e empresário húngaro: “Apenas os paranoicos sobrevivem”, corroborando as suspeitas de a intenção do e-mail ser uma maneira de pressionar os colaboradores.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Acordo-entre-o-Brasil-e-SpaceX-de-Elon-Musk-deve-levar-internet-via-satelite-a-Amazonia

https://inmagazine.ig.com.br/post/Tesla-de-Elon-Musk-torna-se-trilionaria-apos-locadora-automobilistica-Hertz-adquirir-100-mil-carros-eletricos

https://inmagazine.ig.com.br/post/Elon-Musk-deseja-implantar-internet-Starlink-em-linhas-aereas


A SpaceX fechou há pouco tempo um acordo de US$ 2,9 bilhões com a Nasa para a empresa utilizar os foguetes Starship em missões aeroespaciais, como na Missão Artemis. O contrato pressupõe uma taxa frequente de voos de teste da Starship, potencialmente evitando o risco de falência.

 

Foto de destaque: Reprodução/Win McNamee.

Mais Lidas