Saúde e Bem Estar

É possível que a maconha ajude aliviar problemas de saúde mental?

08 Jul 2022 - 09h48 | Atulizado em 08 Jul 2022 - 09h48
É possível que a maconha ajude aliviar problemas de saúde mental?

O uso da Maconha como cura medicinal vem sendo muito discutido por muitos anos, ainda sendo uma questão polêmica para muitas pessoas. Em alguns países do mundo, acontece o uso como ferramenta terapêutica, é uso medicinal da maconha. Além disso, alguns estão se posicionando a favor de liberar o consumo para quem tem problemas de saúde.

Um exemplo de medicamento à base de substâncias de cannabis (maconha) é o Metavyl. Por enquanto, é o único permitido para o tratamento da doença neurológica esclerose múltipla. Ele é utilizado para o controle de espasmos gerados pela esclerose múltipla e contém, além do CBD, outra substância da planta: o THC.

Todavia, não é qualquer problema de saúde que pode ser tratado. Em um Congresso Norte-Americano de Psiquiatria foi discutido  a prescrição da cannabis para pessoas que sofrem de algum problema de saúde mental. Não apenas sobre a planta, como também as substâncias retiradas da cannabis e que têm algumas propriedades terapêuticas.


Maconha para uso medicinal (Foto: Reprodução/Forbes Brasil) 


Para saber em que áreas da saúde podem ocorrer o tratamento usando maconha, dm 2017, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina fizeram uma grande revisão de todos os estudos científicos publicados sobre os efeitos da cannabis e dos canabinoides na saúde. E descobriram até então que ela só pode ajudar em três circunstâncias:

• tratar a dor crônica;
• reduzir a náusea induzida pelo tratamento quimioterápico;
• diminuir a espasticidade associada à esclerose múltipla.

Um outro estudo de extrema importância para sanar a pergunta principal foi publicado em dezembro de 2019 pela Lancet Psychiatry, uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo, afirmou que não existem evidências sérias de que os canabinoides podem melhorar sintomas de depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental. Baseado na ciência, acreditar fielmente que maconha pode aliviar problemas de saúde mental estará apenas se enganando. 

 

Foto Destaque: Reprodução/Canaltech