Esportes

‘El Clássico’: em boa fase, Barcelona visita líder Real Madrid

20 Mar 2022 - 12h50 | Atulizado em 20 Mar 2022 - 12h50
‘El Clássico’: em boa fase, Barcelona visita líder Real Madrid

O Real Madrid recebe o Barcelona neste domingo (20), às 17h (Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol. 15 pontos separam as equipes, com os merengues na liderança e os catalães no terceiro lugar, em boa fase após a chegada de Xavi para o comando técnico. Mesmo com a distância, o Barça chega otimista com a fase atual da equipe e com o adversário desfalcado por Benzema, líder em gols (22) e assistências (11) do campeonato. Após dois anos, este é o retorno do “El Clássico” ao Santiago Bernabéu, que segue em obras.

Com a diferente na pontuação, é inimaginável que os comandados de Xavi briguem pelo título da temporada atual. Porém, a sequência de 11 partidas sem perder, tendo marcado 28 gols no período dão bons indicativos sobre o futuro do time blaugrana. A chegada do ídolo ao Barça trouxe uma renovação para a equipe, que passou a contar com constantes presenças de Gavi (17 anos) e Pedri (19 anos) no meio-campo. Junto das novas gerações de “La Masía”, Busques, aos 33 anos, voltou a ter regularidade e é hoje o jogador com mais jogos pelo time na temporada. Os jovens Nico González e Riqui Puig também se tornaram importes peças durantes os jogos.


Xavi Hernández, muito elogiado como técnico, durante treino no Barcelona. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Além das joias de “La Masía”, a janela de transferências de janeiro também foi importante para a mudança de rumo do Barcelona. A pedido do substituto de Ronald Koeman, que deixou a equipe em novembro, o Barça investiu 55 milhões de euros em Ferrán Torres e trouxe Aubameyang, livre no mercado, e Adama Traoré, por empréstimo, para reforçar o ataque. Também livre no mercado, o brasileiro Daniel Alves, ídolo da equipe, assinou para reforçar a lateral direita.

Assim como Busquets, Xavi conseguiu recuperar Dembélé, que tem sérios problemas físicos e é cotado para deixar a equipe. O francês se tornou importante arma no ataque e pode receber uma chance no time titular no grande clássico espanhol junto de Ferrán Torres e Aubameyang, as duas fontes de gols do momento. Com Dest fora, Dani Alves deve ser titular na lateral direita. Na zaga, é provável que Eric García comece jogando. O espanhol tem se alternado na titularidade com o uruguaio Ronald Araújo.

É um grande cenário para confirmar o grande momento do time. É um jogo para demonstrar a personalidade, para jogar no campo adversário e demonstrar qual é nosso estilo. Se colocamos alguém como favorito, é o Real Madrid, porque joga em casa e é líder”, disse Xavi antes da partida.

Confira a provável escalação do Barcelona:

Ter Stegen; Dani Alves, Piqué, Eric García e Alba; Busquets, Frenkie De Jong (Gavi) e Pedri; Dembélé, Aubameyang e Ferrán Torres.

Pelo lado do Real Madrid, com a ausência de Mendy, lateral esquerdo titular, e Benzema, principal jogador do time, o principal fator de confiança está no palco do jogo. Depois de dois anos longe do Santiago Bernabéu, a torcida voltará ao estádio para apoiar a equipe no El Clássico. Além disso, a equipe vem embalada após a demonstração de força diante do poderoso PSG pelas oitavas de final Liga dos Campeões. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, os merengues venceram o time francês por 3 a 1 de virada diante da sua torcida, com uma atuação impressionante de Karim Benzema.

Além disso, o histórico recente também pesa a favor do time da capital. Há três anos, o Barcelona não vence o Real Madrid, que acumula cinco vitórias no período. O último triunfo catalão foi em 2019, em partida no Camp Nou. Não o bastante, o “Rey de Copas” ainda não foi derrotado em casa na atual edição do espanhol, com 10 vitórias em 14 jogos.

Com Benzema fora, o protagonismo se vira para Vinícius Júnior. O jovem atacante brasileiro é vice-artilheiro do espanhol, com 14 gols, e é o grande parceiro do astro francês na equipe. Três anos após chegar ao time, ele é considerado fundamental e a expectativa é que ele seja ainda mais acionado na partida de hoje por estar sem seu parceiro de campo.


Vinicius Jr. e Casemiro durante treino no Real Madrid. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Ao longo da temporada, Carlo Ancelotti variou entre Isco, Bale e Asensio como substitutos de Benzema. Assim, a composição do ataque merengue é um mistério antes da partida. O italiano pode recorrer a Isco como falso 9 e Asensio na direita, assim como pode ter Rodrygo na direita e Asensio por dentro. Pouco utilizados, Jovic e Mariano são opções de centroavantes.

Tudo está decidido, mas não direi. Bale é uma das alternativas, mas temos Mariano, Jovic, eu já coloquei Isco uma vez, Rodrygo. Escolho a opção que penso ser melhor para cada jogo”, declarou Ancelotti, despistando sobre o substituto de Benzema.

Com um problema na coxa, Mendy está mais uma vez de fora. Nacho, acostumado a ser improvisado nas laterais, deve substitui-lo, já que Marcelo é a última opção para a posição.

Confira a provável escalação do Real Madrid:

Courtois, Carvajal, Militão, Alaba e Nacho; Casemiro, Kroos e Modric; Asensio, Vini Jr. e Isco (Rodrygo).

Foto destaque: Vini Jr enfrenta Dani Alves durante El Clássico pela Supercopa da Espanha. Reprodução/Ahmed Yosri/Reuters

Mais Lidas