Beleza

Elimine as pontas duplas sem abrir mão do cabelão

19 Abr 2022 - 13h00 | Atulizado em 19 Abr 2022 - 13h00
Elimine as pontas duplas sem abrir mão do cabelão

Se pudéssemos acabar de vez com apenas um problema capilar, com certeza a maioria das pessoas optaria pelo fim das odiadas pontas duplas. Parece que não importa o quanto a gente cuide das madeixas, as pontas sempre surgem do nada, deixando o cabelo com aspecto “espigado” e quebradiço.

A única forma de combater rapidamente essa vilã é cortando os fios. Porém, para muitas mulheres a tesoura também se torna um ponto negativo, pois só de pensar em diminuir o comprimento dos fios, já bate o desespero. Se você é dessas, não se preocupe, viemos te trazer uma solução, não tão rápida e prática quanto o corte, mas que permitirá ter cabelos saudáveis, sem precisar abrir mão do longo dos sonhos. Vamos descobrir?

Para entendermos melhor, as pontas duplas nada mais são do que a destruição da camada que protege o interior dos fios, chamada cutícula capilar. Essa destruição geralmente é ocasionada por processos químicos, como tintura, produtos de alisamento etc.



Cuidados com o cabelo são necessários (Foto: Reprodução/Pexels)


Lavagem

Vamos começar com o primeiro passo: a lavagem. Na hora de higienizar os fios, evite passar shampoo nas pontas, pois elas tendem a ser mais ressacadas e isso intensificará. O ideal é aplicar o produto apenas na raiz, e o restante dos fios serão limpos conforme a espuma escorrer.

Ainda na lavagem, a máscara de tratamento é uma excelente aliada na recuperação dos fios. Utilizar, pelo menos 1 vez por semana, intercalando entre as de nutrição e hidratação, auxilia na devolução de água para o cabelo, trazendo vitalidade.

Secagem

Após higienizar seus fios, o próximo passo que deve se atentar é na hora de secá-los. Ao invés de esfregar a toalha no cabelo, o que pode quebrá-los e aumentar os frizz, procure apenas apertá-la nos fios delicadamente, tirando somente o excesso de água. Você também pode substituí-la por uma camiseta de algodão, para driblar ainda mais possíveis danos.

Evite o uso constante de ferramentas de calor, como secador ou chapinha e, quando utilizar, não esqueça (nunca, jamais) do protetor térmico.

Finalização

Se você pensa que só o shampoo e a máscara de tratamento são os únicos cuidados que devemos ter com os fios, está muitíssimo enganada. O uso de óleos capilares e reparadores de pontas são o ponto chave para turbinar a saúde dos cabelos.

Os óleos são capazes de repor os nutrientes que perdemos diariamente, restaurando as cutículas capilares. Você pode utilizá-los antes da lavagem, para potencializar o tratamento que virá. Para isso, aplique por todo comprimento, deixando agir no tempo indicado da embalagem, depois enxágue e lave os fios como de costume.

Já os reparadores de pontas são utilizados na finalização dos cuidados, para selar as cutículas dos fios, diminuindo visivelmente o frizz e melhorando a aparência das pontas duplas.

Seguindo direitinho todas as dicas, você finalmente poderá dar tchau às pontas duplas.

Foto Destaque: Reprodução/Pexels