Money

Elon Musk deseja investir na tecnologia 5G no Brasil

12 Out 2021 - 18h31 | Atulizado em 12 Out 2021 - 18h31
Elon Musk deseja investir na tecnologia 5G no Brasil

O ministro das comunicações Fábio Faria (PSD-RN), informou que o leilão 5G, marcado para o dia 4 de novembro deverá atrair muitos investidores que estão interessados na tecnologia. De acordo com o ministro, um dos que estão com o olhar atento no leilão é o homem mais rico do mundo, o magnata Elon Musk, fundador da Tesla, e também de outras empresas.

Ao conversar com bancos de investimentos estrangeiros sobre a nova tecnologia que será implementada no país, Fabio disse que surgiu uma possibilidade de ligação com o Musk, e apresentar a ele o projeto de colocar fibra ótica na Amazônia.

"Fiz a propaganda do 5G no mundo todo. Todo mundo quer bancar a Rede Norte Conectado. Porque vai colocar fibra ótica na Amazônia subfluvial sem cortar um galho de árvore"... "Isso para empresas de fora é algo extraordinário, aliar internet com sustentabilidade." afirmou o ministro durante o programa Veja on Air, que contou com a presença da Agência Estado na bancada.


O dono da Tesla, Elon Musk deseja investir na tecnologia 5G do Brasil. (Foto: Reprodução/oantagonista.com) 


De acordo com um desses bancos com quem Faria conversou numa reunião recente em Nova York, os representantes de Elon Musk gostariam de falar sobre o fornecimento de internet no Brasil via satélite, que seria um dos projetos que o empreendedor estaria olhando. "Falei com o embaixador dos Estados Unidos para entrarmos em contato", disse o ministro.

O bilionário também é dono da empresa de internet via satélite Starlink. Ela faz parte da SpaceX, empresa já conhecida por ter parceria com a NASA, na promoção da exploração espacial. 

https://inmagazine.com.br/post/Pane-no-Whatsapp-interfere-na-negociacao-de-criptomoedas-a-petroleo-da-Russia

https://inmagazine.com.br/post/Banco-PAN-compra-a-dona-da-Buscape-Bondfaro-e-Zoom

https://inmagazine.com.br/post/Apos-conseguir-R-19-bilhao-em-IPO-Multilaser-planeja-expansao

 

A Starlink entrou no mês de agosto com um pedido ao regulador de comunicações da Ilha de Man (Reino Unido) para aperfeiçoar sua cobertura de banda larga para áreas rurais no norte britânico. Locais que não podem ser alcançados por banda larga de fibra ou internet 5G.

O mesmo pensamento se aplica ao Brasil. Musk tem uma proposta de levar internet via satélite para locais em que as operadoras de telefonia não conseguem chegar por falta de incentivo financeiro.

Para implementar o 5G, Faria afirmou que "virá muito dinheiro para o Brasil". Olhando para o mercado interno, como ferramenta de incentivo para a implantação dos aportes, o ministro citou opções como debêntures (captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos) incentivadas.

A ANATEL prevê arrecadar 10,6 bilhões se todas as faixas de frequências para o 5G forem vendidas pelo preço mínimo e 50 bilhões de investimentos com o leilão. Há também uma expectativa de  investimento de 163 bilhões ao longo da outorga, que poderá ser de até 20 anos.

A tecnologia 5G após o leilão tem a previsão de estar disponível nas capitais até julho de 2022.

 

Foto destaque: Reprodução/www.meupositivo.com.br