Esportes

Em jogo tenso, Holanda e Equador empatam em 1 a 1 pela segunda rodada da Copa do Mundo

25 Nov 2022 - 15h00 | Atulizado em 25 Nov 2022 - 15h00
Em jogo tenso, Holanda e Equador empatam em 1 a 1 pela segunda rodada da Copa do Mundo

Em confronto válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo, a Holanda e o Equador empataram pelo placar de 1 a 1. Os autores dos gols foram Cody Gakpo pelo lado da "Laranja Mecânica", e Enner Valencia pelo lado dos equatorianos. O resultado bagunça a chave para as definições de liderança e classificados do grupo.



Enner Valencia marca, e atinge marca de 6 gols em 5 jogos disputados em mundiais pelo Equador. (Fotografia: Reprodução/Instagram)


Parecia que a Holanda teria um jogo tranquilo contra o Equador, no estádio Internacional Khalifa, visto que logo de início e com bom volume de jogo ofensivo abriu o placar com o golaço de Cody Gakpo. O atacante recebeu a bola na entrada da área, limpou para a canhota e soltou uma bomba no ângulo para fazer 1 a 0 logo as 5' (gol mais rápido da Copa até o momento).

Porém a seleção equatoriana não se abateu com o tento sofrido, onde subiu suas linhas ofensivas com a intenção de equilibrar a disputa da posse de bola pelo meio campo, o que de fato ocorreu com as chances criadas com a melhora nessa transição. Enner Valencia testou o goleiro Noppert, com forte chute pela direita, que foi defendido. Aos 47', Equador teve um gol anulado, após Estupiñán desviar um chute e a bola ir o gol. Porém a arbitragem entendeu que houve interferência de Porozo, que estava em posição de impedimento, à frente do goleiro.


Melhores momentos de Holanda 1 x 1 Equador. (Reprodução/CaséTv)


Já no segundo tempo foi a vez do Equador marcar logo nos minutos iniais, pois após recuperar a bola no meio-campo, Estupiñan chutou de fora da área e Noppert deu rebote.  O atacante Enner Valencia que estava bem posicionado no lance, aproveitou e mandou para as redes. Com o gol, Enner Valencia se tornou o artilheiro da competição com 3 gols, e também atingiu feito histórico se tornando o quarto jogador a conseguir marcar em 6 jogos seguidos de Copa do Mundo (se igualando à Eusébio, por Portugal em 1966; Paolo Rossi, pela Itália em 1982, e Oleg Salenko, pela Rússia em 1994).

Os sul-americanos seguiram melhor no restante da partida, tendo carimbado o travessão com Plata. Mostrando muitas dificuldades, a Holanda quase marcou novamente com Gakpo, mas foi assinalado impedimento no lance. Os minutos finais foram tensos, porém com ninguém conseguindo superar a defesa adversária.

As equipes voltam a campo na próxima terça-feira (29), definindo os classificados e quem avança em primeiro, com a Holanda enfrentando o já eliminado Catar. Enquanto que o Equador encara o Senegal. Ambas as partidas serão às 12h (de Brasília).

Ficha técnica: Holanda 1 x 1 Equador (2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo)

Elenco da Holanda: Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, Koopmeiners (de Roon), De Jong, Blind e Klaassen (Berghuis); Gakpo (Weghorst), Bergwijn (Memphis). Técnico: Louis van Gaal.

Elenco do Equador: Galíndez; Preciado, Porozo, Torres, Hincapié e Estupinan; Mendez, Caicedo, Plata (Rodriguez) e Estrada (Sarmiento); Valencia (Ibarra). Técnico: Gustavo Alfaro.

Arbitragem: Mustapha Ghorbal (Argélia), Mokrane Gourari (Argélia), Abdelhak Etchiali (Argélia), Saíd Martínez (Honduras)

VAR: Shaun Evans (Austrália)

AVAR: Rédouane Jiyed (Marrocos)

Foto Destaque: Jogadores de Holanda e Equador disputam bola (Reprodução/Instagram)