Esportes

Em transação de £4,25 bilhões, Chelsea tem sua venda concretizada

28 Mai 2022 - 17h15 | Atulizado em 28 Mai 2022 - 17h15
Em transação de £4,25 bilhões, Chelsea tem sua venda concretizada

Após 19 anos o oligarca russo Roman Abramovich se despede do clube que fez história no futebol europeu


O clube pertencia ao bilionário russo Roman Abramovich
O clube pertencia ao bilionário russo Roman Abramovich (Foto: Reprodução: Divulgação/ChelseaFC)


O consórcio liderado pelo empresário Todd Boehly e a firma de investimentos Clearlake Capital oficializaram neste sábado a compra do Chelsea Football Club por uma transação avaliada em £4,25 bilhões (cerca de R$ 25,5 bilhões na cotação atual) marcando assim o fim da era do oligarca Russo Roman Abramovic, que foi proprietário do clube por 19 anos.

Em carta de despedida direcionada a torcedores e funcionários, Abramovich relembrou sua trajetória no clube de desejou boa sorte aos novos proprietários. Ele declarou "A propriedade desse clube vem com grandes responsabilidades. Meu objetivo era garantir que o próximo dono tivesse a mentalidade para garantir o sucesso das equipes e continuar a desenvolver outros aspectos do clube."

Um dos motivos que levaram o empresário a se desfazer do clube foi as sanções impostas pelo governo do Reino Unido contra pessoas próximas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, como retaliação pela Guerra na Ucrânia. A venda já teve aval da Premier League e do governo britânico. O olicarca prometeu doar todo lucro da venda do clube às vítimas da guerra na Ucrânia.


Roman Abramovich e lateral Azpilicueta com taça do Mundial de Clubes da Fifa (Foto: Reprodução/Divulgação/ChelseaFC)


A história do Russo se colide com a queda da União Soviética, Abramovich tornou-se incrivelmente rico na década de 1990, após a chegada da economia de mercado na Rússia. Ele comprou as ações do grupo petrolífero Sibneft por US$ 100 milhões e vendeu em 2005 por 13 bilhões de dólares para gigante pública Gazprom. Em 2003 resolveu se lançar no esporte para diversificar seus investimentos e assim comprou o Chelsea que era um clube falido e com um pequeno currículo de conquistas. O investimento teve retorno rápido e em 2005 ganhou o seu primeiro título da disputadíssima Premier League. Em 2012, o Chelsea chegou ao topo do futebol europeu e mundial ao vencer a Liga dos Campeões.

Foto destaque: Escudo Chelsea (Reprodução: Divulgação/ChelseaFC)

Mais Lidas