Notícias

Empresário Luciano Hang presta depoimento na CPI da pandemia

29 Set 2021 - 16h00 | Atulizado em 29 Set 2021 - 16h00
Empresário Luciano Hang presta depoimento na CPI da pandemia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia ouve nesta quarta-feira (29), o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, suspeito de patrocinar a divulgação de notícias falsas em relação aos tratamentos que já se mostraram ineficazes no combate à Covid-19.

 

Segundo informações reveladas pela TV Globo, a CPI teve acesso a documentos que apontam um financiamento de Hang ao blogueiro e também apoiador do Presidente Bolsonaro, Allan dos Santos. Allan é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por disseminar fake news. O deputado federal e filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) teria intermediado o encontro entre Hang e Allan. 

 

Em sua defesa, o empresário nega que patrocina veículos de internet que espalham desinformação. Ainda de acordo com Luciano, ele nunca participou de gabinetes informais que divulgam notícias falsas. 

https://inmagazine.com.br/post/Homecare-dos-Oculos-faz-sucesso-na-pandemia-e-vira-franquia

https://inmagazine.com.br/post/Nao-tenha-medo-de-seguir-o-seu-coracao-afirma-o-influenciador-Luciano-Fernandes

https://inmagazine.com.br/post/Camara-aprova-cassacao-do-mandato-da-deputada-federal-Flordelis-acusada-de-mandar-matar-o-proprio-marido

A solicitação do requerimento de convocação partiu do relator da CPI, o Senador Renan Calheiros (MDB-AL). Após ser convocado a depor, o empresário divulgou um vídeo em suas redes sociais aparecendo algemado, provocando a CPI. Luciano disse: 

 

"Toda a quarta-feira vai estar disponível. Eu trabalho 24 horas por dia, então vou ter todo o tempo do mundo e, se por acaso, eles não aceitarem aquilo que eu vou falar, já comprei, para não gastar dinheiro com algema, já comprei uma algema. Vou entregar uma chave para cada senador e que me prendam"


 

A CPI da pandemia é responsável por investigar ações e omissões do Governo Federal e também de Estados e Municípios. (Foto: Reprodução/Último Segundo/IG)


Um dos questionamentos apontados pela comissão é em relação à morte da mãe de Luciano. Regina Hang faleceu após complicações causadas pela Covid. O prontuário dela mostra que o "Kit Covid" composto por medicamentos sem eficácia comprovada, como a hidroxicloroquina, foi utilizado durante a sua internação na rede hospitalar Prevent Senior, já investigada pela comissão.

 

O depoimento acontece neste momento e mais cedo precisou ser suspenso após uma série de discussões e bate-bocas. Em um dos episódios, houve discussão entre o Senador Rogério Carvalho (PT-SE) e os advogados de defesa do depoente. Após desentendimentos, o Presidente da comissão, o Senador Omar Aziz (PSD-AM), suspendeu a sessão ao meio-dia. 40 minutos após foi retomada e o empresário presta esclarecimentos nesse instante.

 

Foto destaque: Reprodução/ndmais.com.br