Saúde e Bem Estar

Entenda a importância de realizar um check-up médico

21 Jun 2022 - 16h41 | Atulizado em 21 Jun 2022 - 16h41
Entenda a importância de realizar um check-up médico

O “combo” de exames chamado check-up é uma avaliação médica de rotina, que é realizada com exames preventivos que são capazes de detectar problemas que estejam na sua fase inicial e que são considerados silenciosos. Segundo o Ministério da Saúde, é grande o número de pessoas que ficam sem ir ao médico, durante anos para realizarem o check-up, consequentemente deixando de detectar possíveis problemas de saúde em sua fase inicial.

Após o início da pandemia da Covid-19, as procuras para esses tipos de exame caíram consideravelmente, segundo uma pesquisa feita pela empresa Ticket, apontou que 3 em cada 10 brasileiros deixaram de procurar um médico e realizar o check-up. Cerca de um terço dos entrevistados disseram ter deixado de comparecer as consultas após o início da pandemia e 28% disseram nunca ter realizado.


Aferição da pressão arterial é um dos exames feitos no check-up médico (Foto:Reprodução/Multiclínica)


Como aponta o Ministério da Saúde, o check-up é associado a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Geralmente, em um check-up devem ser avaliados sangue (com hemograma completo, triglicerídeos, glicemia, insulina, hormônios da tireoide e do fígado); aferição da pressão arterial, verificação de peso e do Índice de Massa Corporal (IMC); função pulmonar (mais indicada aos fumantes); exame de fezes; exame de urina; mamografia para as mulheres; avaliação da próstata para os homens e exame Papanicolau para as mulheres.

Os check-ups também são fundamentais para a detecção e prevenção de múltiplas doenças, como o câncer. A avaliação médica é ainda mais importante para quem tem histórico familiar da doença. O grande objetivo dos check-ups, na oncologia, é fazer o diagnóstico de uma lesão pré-maligna (ou ainda benigna), antes dela se transformar em câncer, sendo a partir desse tipo de diagnóstico, a chance cura da doença aumenta.

Foto destaque: Consulta médica Reprodução/DoctorPrime