Saúde e Bem Estar

Entenda as diferenças entre Gripe, Resfriado e Covid-19

01 Jul 2022 - 15h01 | Atulizado em 01 Jul 2022 - 15h01
Entenda as diferenças entre Gripe, Resfriado e Covid-19

Sempre que começa o inverno, logo a sociedade se vê diante de uma batalha bem incômoda: o aumento no número de pessoas doentes seja de gripe, resfriado e até a infecção pela Covid-19. Isso acontece porque no inverno as temperaturas ficam mais baixas, aumentando a circulação desses vírus que causam doenças nas vias respiratórias.

Segundo o infectologista, José David Urbaez Brito, do Exame Medicina Diagnóstica/Dasa, nessa época de inverno, as pessoas preferem ficar em ambientes fechados e evitam os lugares abertos e com correntes de ar, sendo assim o ambiente fica mais carregado desse tipo de vírus. Outro fator importante é que, quando há temperaturas mais baixas, nosso sistema imunológico trabalha com uma certa deficiência. Para José: “No frio, as células respiratórias trabalham de uma forma mais lenta e isso acaba por comprometer e afetar até as secreções”. Tanto José quanto o intensivista, Rodrigo Biondi, afirmam que uma forma de evitar contrair essas doenças é a vacinação, principalmente contra a gripe.

Para Rodrigo, a melhor solução para no inverno não haver tantas pessoas doentes, é necessário uma campanha para vacinação da gripe, já que o vírus da Influenza sofre mutações rapidamente. Ele também afirma que essa prática de tomar vacinas todo ano, deve ser contra o vírus da Covid-19. “Além das variantes, com o tempo nós perdemos a imunidade, mesmo tendo tomado as vacinas. Isso ocorre com qualquer vírus respiratório”, conta o médico.


Mulher com resfriado. (Foto: Reprodução/Click Camboriú).


Diferenças entre Gripe, Resfriado e Covid-19

A gripe é causada pelo vírus da Influenza e infecta as vias respiratórias. O doente se sente muito indisposto e geralmente os sintomas são: dor de cabeça, dor nos músculos e muitas vezes febre. Falta de ar também pode ocorrer, mas aparece nos casos mais graves.

O resfriado, também é uma infecção nas vias respiratórias, só que pode ser causado por uma variedade de vírus, como: Adenovírus, Parainfluenza e até Rinovírus. Os sintomas mais comuns são: coriza, tosse, espirros, mas o doente não se sente tão indisposto quanto num caso de gripe.

Já a Covid-19, é uma infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2. Seus sintomas são considerados graduais, ou seja, aparecem devagar e vão piorando com o passar do tempo. Os principais sintomas são: tosse seca, febre, cansaço e nos casos mais graves a falta de ar. Vale lembrar que para a prevenção contra esses vírus são: usar máscaras, não compartilhar nenhum tipo de objeto, lavar e higienizar as mãos e evitar contato com quem apresentar algum desses sintomas.

Foto Destaque: Casal com gripe. Reprodução/Revista News.