Saúde e Bem Estar

Entenda mais sobre 'vidro no pulmão', doença que acometeu o cantor sertanejo Zé Neto

23 Dez 2021 - 19h49 | Atulizado em 23 Dez 2021 - 19h49
Entenda mais sobre 'vidro no pulmão', doença que acometeu o cantor sertanejo Zé Neto

O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, revelou essa semana que foi diagnosticado com vidro no pulmão, uma doença pulmonar que ele diz ser consequência do uso de cigarro eletrônico.

Conforme a assessoria de imprensa do cantor, Zé Neto apresenta "foco de vidro no pulmão", que causa falta de ar para cantar.

Em um exame feito por Zé Neto, foi detectado um foco de vidro fosco em seu pulmão. Que é uma alteração que aparece no exame de tomografia computadorizada (é um procedimento para investigar possíveis problemas no pulmão) e pode indicar várias doenças.


Entenda mais sobre vidro no pulmão, doença que acometeu o cantor sertanejo Zé Neto (Foto: Reprodução/Instagram)


Segundo a assessoria de imprensa do cantor, ele já está em tratamento.

“Zé Neto está com foco de vidro no pulmão não é nada grave, mas causa um pouco de falta de ar para cantar. Este tipo de problema pode ser resquício do Covid e também é uma das consequências do consumo do Viper”, comunicou a assessoria de imprensa, em nota.

O Viper citado pela assessoria é conhecido como Vaper ou ainda Vape que se refere a abreviação de vaporizador.

Embora haja alteração, o sertanejo já está em sua casa, e, de acordo com declarações recentes, já “está 99%”.

Uma das características de sua presença de vidro fosco é uma elevação da densidade normal do pulmão. O achado em si não é suficiente para detectar qual doença que a pessoa tem, são precisos e exames clínicos e anatomopatológicos, como a biópsia, para que seja feito um diagnóstico correto.

Ele pode apontar diversas doenças inflamatórias, tumores ou infecções dos pulmões. O vidro fosco também pode surgir em consequência da presença de um artefato, por exemplo quando o paciente não consegue respirar bem durante o exame. A interpretação correta depende da interpretação da tomografia do tórax, sendo realizada por um médico radiologista.

Um dos sintomas de quem apresenta um foco de vidro fosco no pulmão a falta de ar. A pessoa pode ficar mais cansada e sente que está fazendo mais esforço para uma atividade simples do cotidiano.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Segundo-Datafolha-48-dos-brasileiros-sao-a-favor-do-uso-obrigatorio-de-mascaras-em-lugares-abertos-e-fechados

https://inmagazine.ig.com.br/post/OMS-aprova-uso-emergencial-de-nova-vacina-contra-o-Covid-19-a-Nuvaxovid

https://inmagazine.ig.com.br/post/Ministerio-da-Saude-vai-iniciar-uma-consulta-publica-sobre-a-vacinacao-infantil-contra-o-Covid-19


A venda do produto do cigarro eletrônico é proibida no Brasil desde de 2009, apesar de várias pessoas, inclusive influenciadores digitais consumirem o fumo em diferentes sabores.

Foto destaque: cantor Zé Neto/Reprodução/Instagram