Saúde e Bem Estar

Entenda o que é Fascite Plantar e como prevenir a doença

07 Mai 2022 - 12h45 | Atulizado em 07 Mai 2022 - 12h45
Entenda o que é Fascite Plantar e como prevenir a doença

É comum durante a vida adulta as pessoas sentirem pontadas no calcanhar. Essas dores podem ser a causa da doença conhecida como Fascite plantar.

Fascite plantar é uma inflamação que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que cobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

Excesso de peso e até mesmo o uso de sapatos inadequados são as principais causas da doença. 

Segundo a ortopedista especialista em pés Fernanda Catena, do Hospital 9 de Julho, essas dores podem afetar muito a qualidade de vida da pessoa e, caso não seja tratada, pode levar a outras disfunções nos joelhos, no quadril e até na coluna.

As dores da Fascite plantar são mais intensas durante a manhã, mas vai aliviando conforme o caminhar do dia a dia, ou depois de longos períodos em pé, depois de subir escadas ou até depois de ter repousado um pouco.

A qualquer sinal, como, dor forte, sensação de facada debaixo do pé, perto do calcanhar, inchaço ou vermelhidão, deve-se procurar tratamento com especialista. O tratamento precoce não dá possibilidade da dor virar crônica e evita alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.


Fascite Plantar (reprodução/ Revista Saúde)


Especialistas alertam também da importância de não confundir Fascite Plantar com Esporão. Apesar de acontecer próximo à fáscia, o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo.

Uma das formas de prevenir a doença são o alongamento e a prática de  exercícios físicos, além de utilização de sapatos confortáveis.

 

 

Foto destaque: Fascite Plantar (reprodução/Pinterest)