Esportes

Entenda por que o Brasil continua em primeiro no ranking da Fifa mesmo sendo eliminado na Copa do Mundo 2022

23 Dez 2022 - 16h01 | Atulizado em 23 Dez 2022 - 16h01
Entenda por que o Brasil continua em primeiro no ranking da Fifa mesmo sendo eliminado na Copa do Mundo 2022

Mesmo após ser eliminado na Copa do Mundo, e a não vitória da Argentina nos 120 minutos contra a França, Brasil lidera ranking da Fifa.

Após a Copa do Mundo, Fifa divulga lista atualizada do ranking mundial, mesmo a Argentina ganhando o Mundial 2022, o Brasil aparece liderando, o que gerou polêmica de como funciona o cálculo de pontuação, porque mesmo o Brasil sendo eliminado nas quartas de final continua sendo líder.


Luka Modrić e Thiago Silva na Copa do Mundo no Catar 2022 (Foto: Reprodução/Instagram)


Brasil chegou a liderança do ranking em março, a explicação para a continuidade em primeiro é o fato da Fifa descartar pontos negativos em eliminações na fase de mata-mata. Para que os times passem da fase de grupos até as eliminatórias, o que é uma das exceções do algoritmo “SUM”, se a eliminação, ou até mesmo uma vitória nos pênaltis, o que gera pontos negativos, eles são descartados.  

E como o Brasil foi derrotado pela Croácia nos pênaltis pelas quartas de final, a seleção brasileira perderia quase nove pontos no ranking segundo o algoritmo da Fifa, mas como foi em uma fase eliminatória, esses pontos não são considerados.


Lionel Messi e Kylian Mbappé na final da Copa do Mundo no Catar 2022 (Foto: Reprodução/Instagram)


O fato que fez com que a Argentina não liderasse a lista, foi por decidir o Mundial em disputa de pênaltis, se tivessem ganhando durante os 120 minutos, a seleção argentina estaria em primeiro. A diferença entre o primeiro e segundo colocado é de 2,39. 

O modelo de cálculo do ranking é baseado no método Elo de cálculo, criado para medir a força relativa entre os jogadores de xadrez, além de ser o método usado em outros esportes. O algoritmo “SUM” (soma, em inglês), foi desenvolvida para particularidades do futebol.

Como é a conta: Pontuação = PAntes + I x (W-We)

- PAntes: pontuação antes do jogo

- I: importância do jogo

- W: resultado do jogo

- We: resultado esperado do jogo

O I vária de 5 (amistosos comuns) a 60 (jogos de quartas de final de Copa do Mundo a diante). O W pode ser 1 (vitória), 0,5 (empate) e 0 (derrota). E o We se dá por uma conta complicada, onde a diferença de pontuação no ranking entre os dois times que disputam uma partida é colocada em uma fração: 1 / (10 elevado a-dr/600 + 1), onde dr é a diferença de pontuação. 

Tem algumas exceções, para confrontos definidos por disputa de pênaltis: a equipe perdedora recebe a pontuação I de um empate (0,5), enquanto os vencedores recebem a pontuação I de meia vitória (0,75). Se o time é eliminado na fase de mata-mata de uma competição e recebe pontuação negativa por  jogo, estes pontos não são considerados, buscando proteger o total de pontos de seleções que avançaram para fases de mata-mata.

Como é a pontuação pela importância do jogo é determinada desta forma:

- I = 5 pontos - Amistosos que não são na Data Fifa

- I = 10 pontos - Amistosos na Data Fifa

- I = 15 pontos - Jogos da fase de grupos da Liga das Nações

- I = 25 pontos - Play-offs e jogos finais da Liga das Nações

- I = 25 pontos - Jogos de eliminatórias de torneios continentais e Copa do Mundo

- I = 35 pontos - Jogos de torneios continentais até as quartas de final

- I = 40 pontos - Jogos a partir das quartas de final de torneios continentais e todos da Copa das Confederações

- I = 50 pontos - Jogos da Copa do Mundo até as quartas de final

- I = 60 pontos - Jogos da Copa do Mundo a partir das quartas de final



 

Foto destaque: Neymar Jr e Messi. Reprodução/Instagram.