Saúde e Bem Estar

Enxaqueca pode refletir em várias partes do corpo segundo estudo

12 Mai 2022 - 16h26 | Atulizado em 12 Mai 2022 - 16h26
Enxaqueca pode refletir em várias partes do corpo segundo estudo

Qualquer sintoma da enxaqueca, logo é relacionado à dor de cabeça, mas não se restringe a ela. Em um estudo feito pela revista International Headache Society  (IHS), comprovou que os pacientes com enxaqueca podem apresentar dores no pescoço e na região dos ombros, pois quem sofre com essa enfermidade tem pontos de gatilhos miofasciais no músculo do trapézio e eventualmente processos inflamatórios nessa musculatura.


Foto: Homem com enxaqueca/Reprodução: Hospital de olhos de São Paulo


O neurologista Paulo Faro, especializado em cefaleia (dor de qualquer intensidade na região da cabeça), conta que na maioria das vezes os pacientes não se dão conta das outras dores associadas à enxaqueca. “A enxaqueca é uma queixa comum e está ligada a outros fatores. Os pacientes quase sempre confirmam dores na face, ombros e coluna cervical, mas como a mais intensa é na cabeça eles não se dão conta das outras”.

Segundo Faro, a cervicalgia (dor na região do pescoço) é frequente em quem tem enxaqueca. “Tem evidências de processos inflamatórios bem na parte do trapézio e o estudo veio reforçar esse achado”. O projeto em questão avaliou pessoas saudáveis (nunca tiveram contato com a doença) e quem tem de forma recorrente. O doutor explica que: “os pacientes que lidam com a enfermidade são mais propensos a terem esses pontos nos ombros do que os saudáveis, ou seja, esta não é apenas uma dor de cabeça”.

Paulo explica como existe essa conexão entre as dores. “Os nervos além de se conectarem, levam a informação de dor na cabeça e nos ombros. Quando começa a dor na cabeça, os ramos do nervo trigêmeo ativam os nervos cervicais, assim estimulando eles e os músculos próximos para que fiquem mais sensíveis”.

Para Paulo, quando o paciente reclama da dor intensa de cabeça seja diária ou semanalmente, ele deve buscar um atendimento, pois o incômodo pode provocar dores espontâneas na região dos ombros e pescoço, já que estes estão sempre mais sensíveis.

Foto Destaque: Mulher com enxaqueca/Reprodução: Guia de Farmácia

Mais Lidas