Até agora, três equipes confirmaram as datas para o lançamento de seus carros: Alpha Tauri, Aston Martin e Ferrari.
A temporada 2022 da Formula 1 terminou há pouco mais de um mês. Agora resta aos pilotos o merecido descanso de uma temporada com 22 corridas e aos mecânicos de cada equipe, os preparativos finais para apresentar ao mundo os carros que irão competir na temporada 2023.
2022 foi um ano de mudanças profundas. A temporada trouxe uma nova interpretação do regulamento aerodinâmico, mudando totalmente os visuais e as funcionalidades dos carros.
Pode-se dizer que os bólidos ficaram mais espartanos, pois eles dependem menos de aerodinâmica fluindo por cima, e muito mais do fluxo de ar que passa por baixo do chassis, ressuscitando o efeito solo, algo que já estava banido na F1 há alguns bons anos.
O regulamento atual deixou os carros alguns milésimos de segundo mais lentos na pista, mas trouxe ao público um espetáculo muito maior, pois agora os carros conseguem andar muito mais próximos e realizar ultrapassagens com maior facilidade. As corridas ficaram mais próximas entre os pilotos e os carros ficaram até mais resistentes, agora com menos peças móveis na parte de cima, asas maiores e rodas de 18 polegadas.
Agora o circo da F1 está na popular silly season, ou em interpretação livre, temporada de especulações. Nessa ocasião, especula-se o que pode acontecer com os pilotos e equipes. Apesar de todos os atletas do esporte estarem de contrato renovado, ainda especula-se muito qual será ao desempenho de cada time, o que eles vão testar na temporada de inverno, os resultados dos primeiros testes assim que os carros estiverem prontos e até mesmo qual será o mais bonito do grid.
Enfim, mais uma prova de que, mesmo sem corridas, maior categoria do automobilismo mundial não para.
Até agora, o ano ainda nem terminou e alguns times já saíram na frente, ligando seus motores pela primeira vez e revelando as datas de lançamento de seus carros.
A Mercedes, por exemplo, teve uma temporada complicada e 2022, vendo toda sua operação ser praticamente expulsa do topo. Um carro mal nascido fez a equipe sofrer nas primeiras corridas. Mas agora, os engenheiros e mecânicos já se adiantaram na quinta (22), o time postou em seu Twitter a primeira partida do motor do W14, carro que irá competir em 2023.
W14's first words!
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) December 22, 2022
Firing up our 2023 @F1 car... pic.twitter.com/6delOaaE4H
Motor de 2023 da Mercedes ligando. Reprodução/Twitter
Mas agora, aos lançamentos. Não foram todos os times que confirmaram as datas de lançamento de seus bólidos. Na verdade apenas três, por enquanto; AlphaTauri (equipe júnior da Red Bull), Aston Martin e Ferrari. Além dos dias, os locais de lançamento também foram confirmados.
A AlphaTauri irá realizar seu evento de lançamento no dia 11/02/2023, sendo a primeira a revelar sua criação. O evento vai acontecer em Nova Iorque, nos EUA.
Lançamento do carro da AlphaTauri. Reprodução/Instagram
Já no dia 13/02/2023 será a vez da Aston Martin. A equipe britânica irá mostrar seu competidor em sua fábrica, na Inglaterra.
Lançamento do carro da Aston Martin. Reprodução/Instagram
Por fim, no dia 14/02/2023, é a vez da gloriosa Ferrari. A equipe de vermelho confirmou seu lançamento, que será, como manda a tradição, na fábrica de Maranello, na Itália.
Lançamento do carro da Ferrari. Reprodução/Instagram
Ainda restam equipes para se pronunciaram a respeito de seus lançamentos. Red Bull, Mercedes, McLaren, Alpine, Williams, Alfa Romeo e Haas ainda não confirmaram nenhuma data para lançamentos, mas devem se pronunciar em breve.
Foto de destaque: Aston Martin ao fim da temporada. Reprodução/Instagram