As escovas secadoras viraram febre pela praticidade. Com o burburinho, cada mulher quis a sua. Ela funciona?
Um dos modelos mais famosos das escovas secadoras, promete deixar o cabelo, “alisado, modelado ou com volume” à sua escolha. “Três velocidades, controle de temperatura e revestimento cerâmico, garantindo uma maior proteção e mais rapidez para secar e modelar seu cabelo, enquanto emite íons negativos, que selam a cutícula dos fios, eliminando o indesejado efeito arrepiado.”
A praticidade foi o que chamou a atenção das mulheres para a proposta da escova secadora, mas, pera aí: e aquela máxima de não encostar prancha ou o secador no cabelo molhado? A mesma coisa vale para a escova secadora, ao passá-la no cabelo molhado, o que você irá fazer é fritar os cabelos, mesmo com o uso do protetor térmico, que apenas reduz os danos, não os elimina.
Então a resposta para a pergunta no início da matéria é: sim, funciona para secar, porém não sem causar danos. O uso sem a devida proteção das fontes de calor nos cabelos causa corte térmico, que é a quebra dos fios por causa do excesso de calor emitido por pranchas, secadores e babyliss, e agora também pela escova secadora.
A melhor maneira de usá-la, é depois de o cabelo já ter secado, somente para alisar, assim como se usa a prancha. A escova realmente é prática, demanda menos tempo do que fazer chapinha ou alisar com o secador comum. No entanto, se você está a procura de algum método eficiente para secar as suas madeixas, opte sempre pelo secador convencional, no jato morno e afastado de sua cabeça, como ensina a influencer Mariana Acosta:
É importante lembrar sempre de usar algum protetor térmico antes de aplicar qualquer fonte de calor nos cabelos, apesar de não acabar com os danos, eles são consideravelmente diminuídos com o uso. Também é uma dica válida reduzir ao máximo o uso de calor nos fios, deixando apenas para quando for inevitável lavar os cabelos à noite, ou em dias muito frios.
Foto destaque: kroshka__nastya. Reprodução/Freepik