Saúde e Bem Estar

Estudo americano diz que várias vidas podem ser salvas com caminhadas diárias de dez minutos

05 Fev 2022 - 15h32 | Atulizado em 05 Fev 2022 - 15h32
Estudo americano diz que várias vidas podem ser salvas com caminhadas diárias de dez minutos

O hábito de caminhar e praticar exercícios, faz com que as pessoas tenham uma vida mais saudável. Isso não é nenhuma novidade. O interessante é que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Instituto Nacional do Cancer e pelo Centro de Convenções de Doenças (CDC), mostra que 111 mil mortes podem ser evitadas por ano, apenas no país, com caminhadas diárias de 10 minutos. O estudo foi publicado na revista científica "Digital Jama Network" e mostra que mesmo com pouca duração, à prática de atividades físicas, é positiva para a saúde e pode evitar problemas em milhares de pessoas. 

Cinco mil pessoas, com idade entre 40 e 85 anos, compuseram a base da análise de dados, participando da "Pesquisa Nacional de Exames e Saúde de  Nutrição dos EUA (Nhanes)" e comprovaram o resultado. Baseado nas pesquisas, 111 mil vidas por ano nos EUA podem ser preservadas, com caminhadas de 10 minutos por dia. Isso equivale a menos 7% das mortes no país. Com 20 minutos de caminhadas diárias, preserva-se 209 mil vidas, o que equivale a menos 12% das mortes e com 30 minutos as mortes são reduzidas a 17%, preservando 272 mil vidas no ano.


Grupo de caminhada. Foto/Reprodução: Instagram Caminhadas e Trilhas


Praticar exercícios regularmente é extremamente benéfico a saúde, pois  tira as pessoas do estado sedentário e promove a  longevidade. É muito importante pois intensifica a resposta imunológica das vacinas contra a Covid-19. Os cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, comprovaram em 748 pacientes do Hospital das Clínicas, que houve um aumento da imunidade contra a Covid, devido aos exercícios e caminhadas. 

As pessoas podem e devem se exercitar em academias ou mesmo ao ar livre. As caminhadas e exercícios além de todos os benefícios para o corpo, também ajudam a melhorar o humor e a autoestima. 

 

Foto destaque: Mulher caminhando. Reprodução: istoedinheiro.com.br créditos pixabay