Tech

Eve, da Embraer, anuncia planos para produzir carro voador em homenagem a Ayrton Senna

22 Nov 2021 - 13h49 | Atulizado em 22 Nov 2021 - 13h49
Eve, da Embraer, anuncia planos para produzir carro voador em homenagem a Ayrton Senna

A divisão independente de transporte de veículos aéreos urbanos da Embraer, a Eve, anunciou esta semana que planeja produzir o primeiro carro voador temático em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1, o falecido piloto Ayrton Senna. O automóvel eVTOL (“veículo elétrico de decolagem e pouso vertical” em tradução livre) será criado em parceria com a marca do corredor, ostentando um design futurista e cores em vermelho e preto nas partes internas e externas da aeronave.

Segundo as empresas, que intitularam o projeto de “Eve-Senna”, o carro voador representa um futuro sustentável e tecnológico dentro do mercado da mobilidade urbana.


Ilustração do projeto do carro tématico. (Foto: Reprodução/Eve).


“Fui privilegiado por ter feito parte da geração que acompanhou a carreira de Ayrton Senna. Sua ousadia, capacidade de superação e conquistas, unindo paixão e tecnologia, foram uma inspiração para seguir carreira em engenharia. Tenho certeza de que essa parceria vai contribuir muito para inspirar as novas gerações a desenvolverem as tecnologias que vão transformar o futuro”, informou o CEO da Eve, Andre Stein.

A divulgação do acordo entre as companhias acontece ao passo que a Eve completa um ano de operação. Nessa mesma época, a firma fechou inúmeros contratos para projetar e ofertar centenas de carros voadores, que segundo a divisão, operam motores com emissão zero de carbono e ruídos reduzidos em comparação às aeronaves. Algumas das empresas que firmaram acordos para adquirirem modelos eVTOL são: Blade Air Mobility, Avantto e Widerøe Zero.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Embraer-pretende-iniciar-em-novembro-os-testes-de-rota-para-carro-voador-eletrico

https://inmagazine.ig.com.br/post/Carro-voador-Entenda-parceria-entre-a-Eve-da-Embraer-e-a-Ascent

https://inmagazine.ig.com.br/post/Xiaomi-planeja-lancar-seu-primeiro-modelo-de-carro-eletrico-em-2024

A Embraer havia anunciado no início desse mês os primeiros testes de rota do carro voador, sem passageiros por enquanto, a fim de conectar dois bairros da cidade do Rio de Janeiro: Tijuca e Galeão (mais precisamente ao Aeroporto Internacional Tom Jobim). Até o momento, o valor das passagens está estimado em R$ 99,00. A expectativa é a de que o lançamento oficial do carro voador elétrico seja feio em 2026.

 

Foto de destaque: Reprodução/Eve.