Tech

Executivo da Apple inova com criação de carteira para criptomoedas

06 Dez 2022 - 20h33 | Atulizado em 06 Dez 2022 - 20h33
Executivo da Apple inova com criação de carteira para criptomoedas

Executivo da Apple Tony Fadel 53 anos, lança seu mais novo projeto, uma carteira física usada para armazenar criptomoedas offline.

Fadel ficou conhecido como “pai do Ipode” e trabalhou quase uma década na empresa ainda sobre o comando de Steve Jobs onde supervisionou o design do reprodutor de música portátil, também colaborou para a criação do projeto mais popular da marca: o iphone.

Após deixar a Apple em 2008 o executivo lançou a Nest Labs, uma empresa de dispositivos domésticos inteligentes.

A Nest foi vendida para o Google por US$3,2 bilhões de dólares à partir de então Fadel uniu a Ledger uma empresa francesa para dar continuidade ao seu projeto com as criptomoedas.

A negociação de criptomoedas requer o uso de chaves criptografadas complexas, usadas para autorizar transações. Essas chaves geralmente são armazenadas online, por exemplo, em uma troca no ambiente digital, o que pode deixá-las mais suscetíveis a hackers ou roubos.


produto mais popular da Apple teve supervisão de Tony Fadel em seu desenvolvimento (Foto: Reprodução/infomoney)


O recente colapso da FTX, foi responsável por mais de US$ 1 bilhão em fundos de clientes desaparecer, um fato que provocou um aumento na demanda por serviços offline ou de “autocustódia”, como a Ledger.

Modelos lançados anteriormente pela empresa como o Nano S e o Nano S, foram desenhados como cartões de memória USB. Já o projeto executado por Fadel a Ledger Stax, é um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito.

“Todo o hardware seguro até este ponto era como todos os tocadores de MP3 antes do iPod, e era hora de um iPod”, disse Ian Rogers, diretor de experiência da Ledger.

O executivo já havia demonstrado um grande interesse em relação aos produtos “web 3.0” um termo que pode ser usado para abranger várias tecnologias da próxima geração incluindo criptomoedas.

Tony Fadell anunciou que publicará, no próximo ano, um livro intitulado “Build: An Unorthodox Guide to Making Things Worth Making” (ou, em tradução direta “Construa: um Guia Pouco Ortodoxo para Fazer as Coisas Valerem a Pena”) — o qual poderá nos dar diversas informações sobre o seu tempo trabalhando na Apple.

 

Foto destaque: Tony Fadel em reunião divulgando seu projeto. Reprodução/gettyimagens