Notícias

Explosão na capital da Armênia deixa mortos e feridos

14 Ago 2022 - 16h27 | Atulizado em 14 Ago 2022 - 16h27
Explosão na capital da Armênia deixa mortos e feridos

Uma explosão no mercado de Surmaliu, na capital da Armênia, Erevan, deixou pelo menos dois mortos e 60 feridos, neste domingo (14) segundo governo local. As autoridades ainda estão contabilizando os números e apurando o motivo da explosão, mas acredita-se que ela tenha se originado em um depósito de fogos de artíficios.

"De acordo com dados preliminares, uma explosão provocou um incêndio. Há vítimas", disse o ministério de Situações de Emergência em comunicado, segundo a agência de notícias France-Presse. Ainda segundo as autoridades, o que causou a detonação não está imediatamente claro, porém, teme-se que um número desconhecido de pessoas esteja presa sob os escombros no mercado.



Maria Titizian, uma jornalista que mora e trabalha na Armênia, disse que o prédio do mercado colidiu e ainda está em chamas, e que o número de fatalidades provavelmente irá aumentar: "É um mercado muito lotado no periodo da tarde e por isso, é difícil dar números exatos" disse a jornalista.

Ainda segundo o ministério de Situações de Emergência, o resgate já está no local prestando o devido auxilio aos cidadãos, e até agora, há 61 feridos, sendo que a maioria recebeu cuidados médicos e foi liberada, com 24 pessoas ainda no hospital; quanto às mortes, até o presente momento, duas foram contabilizadas. No site do ministério, é informado que os bombeiros já estão apagando o fogo de uma área de 200 metros quadrados.

A Armênia é um país pequeno localizado no Cáucaso, no continente denominado Eurásia, sendo uma das ex-repúblicas soviéticas. É um país fragilizado em diversos aspectos, como no econômico e político, cuja guerra com o Azerbaijão em 2020 piorou ainda mais as condições do país, que ainda sofre as consequências do terremoto de 1988. Por conta disso, o país possui uma diáspora muito grande, isto é, pessoas nativas que foram viver em outros países e continentes, inclusive no Brasil, onde os armênios se instalaram principalmente em São Paulo.

LEIA MAIS