Moda

Exposição: “Na América: uma Antologia da Moda” será inaugurada no museu de NY no Met Gala 2022

17 Fev 2022 - 17h44 | Atulizado em 17 Fev 2022 - 17h44
Exposição: “Na América: uma Antologia da Moda” será inaugurada no museu de NY no Met Gala 2022

A segunda parte da exposição: In America: An Anthology of Fashion, traduzida como: "Na América: uma Antologia da Moda", tem fotos divulgadas no dia 15 de fevereiro de 2022.  A previsão é que a inauguração ocorra no Costume Institute do Museu Metropolitano de Nova York, coincidentemente no mesmo local e semana do Met Gala (02/05), os eventos prometem.

Em 2022, no dia 7 de maio será inaugurada a segunda parte da exposição: "Na América: uma Antologia da Moda". A primeira parte, “Na América: um Léxico da Moda", potencializa um vocabulário moderno da moda americana com base em suas qualidades expressivas. As duas partes ficarão disponíveis até 5 de setembro deste ano e serão sustentadas com amparo do Instagram e da Condé Nast.  

A segunda parte da exposição explora a moda estadunidense e é desenvolvida da collab entre  Costume Institute x American Wing do The Met, esta seção da exposição abordará narrativas de alfaiataria que se relacionam com as histórias complexas e em camadas das salas do período da ala americana.

Vestidos masculinos e femininos serão apresentados sob a temática dos designers e modelistas que trabalharam nos Estados Unidos no período do século 19 e a metade do século 20. Confira as peças:



As peças são elaboradas para retratar as alas americanas dos séculos 19 e 20, inclusive "Na América: uma Antologia da Moda" será a última exposição a acontecer nas salas históricas do Museu Metropolitano de Nova York, essa inauguração finaliza uma trilogia que teve início em 2004 com “Ligações Perigosas: Moda e Mobília no Século 18”, nas alas francesas, e “AngloMania: Tradição e Transgressão”, exibido nas salas inglesas, em 2006.

A segunda parte da exposição: "Na América: uma Antologia da Moda", contará com vinhetas instaladas em salas de época selecionadas, abrangendo os anos 1805 a 1915: um Shaker Retiring Room da década de 1830; um salão do século XIX de Richmond, Virgínia; um mural panorâmico de Versalhes de 1819; e uma sala de estar do século XX projetada por Frank Lloyd Wright. Veja algumas dessas escolhas:


 (Baltimore Room; Baltimore, Maryland, 1810–11. Foto: Reprodução/ The Met).


 (Greek Revival Parlor; New York, New York, ca. 1835. Foto: Reprodução/ The Met).


 (Shaker Retiring Room; Mount Lebanon, New York, ca. 1835. Foto: Reprodução/ The Met).


(Rococo Revival Parlor; Astoria, Queens, New York, ca. 1850. Foto: Reprodução/ The Met).


(Renaissance Revival Room Meriden, Connecticut, 1868–70. Foto: Reprodução/ The Met).


 (Frank Lloyd Wright Room Wayzata, Minnesota, 1912–14. Foto: Reprodução/ The Met).


Essas alas interiores feitas no Museu Metropolitano exibem um levantamento de mais de duzentos anos da vida doméstica americana e contam uma variedade de histórias - do pessoal ao político, do estilístico ao cultural e da estética ao ideológico.  Elaborados por oito diretores de cinema, que são: Sofia Coppola, Tom Ford, Martin Scorsese, Chloé Zhao, Regina King, Janicza Bravo, Autumn de Wilde e Julie Dash. 

"Na América: uma Antologia da Moda" refletirá sobre as narrativas dos séculos 19 e 20 por meio de uma série de “quadros congelados” cinematográficos tridimensionais produzidos de forma interativa, as pessoas que acompanham o mundo da moda poderão ter uma experiência ficcional através do site "The Met" e explorar as alas e compreender o papel do vestuário na formação da identidade americana e as histórias complexas presentes nas camadas dos quartos.



A exposição “Antologia” tem o intuito de afirmar o que é o “American fashion”, através das organizações internas e históricas. Criações de nomes famosos no legado dos EUA marcarão presença. Como os designers: Halston, Oscar de La Renta, Bill Blass, Stephen Burrows, Anne Klein, Charles James, Ann Lowe, Claire McCardell e Norman Norell.

Foto destaque: Vestido de baile, Marguery Bolhagen (Americana, 1920–2021). Reprodução/@metcostumeinstitute/ Instagram.