Esportes

F1: Charles Leclerc vence GP da Austrália sem dificuldades

10 Abr 2022 - 11h30 | Atulizado em 10 Abr 2022 - 11h30
F1: Charles Leclerc vence GP da Austrália sem dificuldades

Com autoridade, o piloto Charles Leclerc venceu o GP da Austrália da Fórmula 1 na madrugada deste domingo. Esse foi o retorno do GP no país após dois anos de ausência devido à pandemia da Covid-19. O piloto da Ferrari largou na pole position e manteve-se à frente de Max Verstappen, que abandonou a corrida após 39 voltas. Atrás do monegasco ficaram Sergio Pérez e George Russell, em segundo e terceiro respectivamente. Esse foi o primeiro pódio da carreira de Russell pela Mercedes.

Leclerc já havia vencido a etapa de abertura da temporada 2022 e conquistado um segundo lugar na rodada anterior, vencida por Verstappen. Além disso, essa foi a quarta vitória da carreira do piloto, que aumentou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos, com 71 pontos.

Russell viu Pérez ultrapassá-lo no fim da corrida, mas subiu para o pódio graças à desistência de Verstappen. Essa foi a segunda vez que ele subiu ao pódio na carreia. O piloto da Mercedes é o novo vice-líder do Mundial de Pilotos.


Motor de Max Verstappen pegou fogo durante GP da Austrália da F1 2022. (Foto: Reprodução/Clive Mason/Getty Images)


Verstappen teve problemas com sua unidade de potência. Na terceira etapa de 2022 da Fórmula 1, essa foi a segunda vez que o atua campeão teve dificuldades com o motor da RBR. Na primeira etapa da temporada, em Bahrein, uma falha na alimentação de combustível o fez afastar-se da corrida.

Além do episódio com o holandês, a prova teve mais duas paralizações. Primeiro, com Carlos Sainz, na terceira volta e depois com Sebastian Vettel, na volta 24. Em um final de semana já complicado, com batida durante os treinos livres e problemas com o motor, o piloto da Aston Martin rodou e bateu no muro. Era a estreia do tetracampeão na temporada, que perdeu as etapas e Bahrein e Arábia Saudita após testar positivo para a Covid-19.

Lewis Hamilton ficou com a quarta colocação. O heptacampeão largou à frente de Russell, em quinto e chegou a ganhar duas posições na largada. Durante algumas voltas, manteve-se no pódio, mas caiu para quinto novamente depois do seu primeiro pit stop. Ele foi ultrapassado por Pérez e não conseguiu recuperar-se nas voltas seguintes.

Enquanto a Ferrari manteve a liderança no campeonato de construtores, a Mercedes, segunda colocada, aumentou a diferença para a Red Bull, terceira, de um para dez pontos.

Além disso, a corrida da madrugada teve Daniel Ricciardo marcando os primeiros pontos com a McLaren em 2022. Depois de um 14º lugar e um abandono nas duas primeiras etapas, o australiano conquistou um sexto lugar correndo em casa. Alexander Albon também se destacou, ganhando dez posições após largar em último, na 20ª colocação, e o primeiro ponto da Williams no campeonato.

A quarta rodada da temporada 2022 da Fórmula 1 será em 24 de abril, no GP da Emilia-Romagna, no Autódromo de Imola.

Foto destaque: Charles Leclerc celebra conquista do GP da Austrália da F1 2022. Reprodução/Peter J Fox/Getty Images