Tech

Facebook e Instagram vão rotular postagens sobre a eleição presidencial de 2022

27 Out 2021 - 18h21 | Atulizado em 27 Out 2021 - 18h21
Facebook e Instagram vão rotular postagens sobre a eleição presidencial de 2022

A rede social do desenvolvedor de software e bilionário Mark Zuckerberg, o Facebook, anunciou na terça-feira de ontem, 26, que irá rotular nas próximas semanas as postagens sobre a eleição presidencial de 2022 no Brasil a fim de resguardar a democracia dos votos e ceder acesso a informações de qualidade aos usuários.

https://inmagazine.com.br/post/Jose-de-Abreu-deixa-carreira-artistica-para-se-dedicar-a-politica

https://inmagazine.com.br/post/Bancos-centrais-analisam-risco-de-inflacao-no-cenario-de-mudanca-na-politica-monetaria

https://inmagazine.com.br/post/Guilherme-Mussi-namorado-de-Marina-Ruy-Barbosa-diz-que-deixara-a-politica

A medida, que também está valendo para o Instagram, faz parte de uma parceria entre as empresas de Zuckerberg e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em combate à desinformação e para proteger o processo democrático eleitoral.

Uma vez que uma postagem contiver o rótulo, atribuído pelas plataformas digitais, os usuários poderão clicar no mesmo e serão redirecionados para uma página online da Justiça Eleitoral.


Ilustração da página de anúncios do Facebook. (Foto: Reprodução/Global Project).


Vale lembrar que durante o processo de eleição de 2020, o Facebook disse ter indeferido mais de 250 mil veiculações de anúncios sobre “política” e “eleições” no Brasil por estes não estarem previamente identificadas com os avisos “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral”, segundo uma nova política de produção de publicidade instaurada pela empresa no mesmo ano.

 

Sobre as eleições presidenciais de 2022

Os dias de votação serão separados em dois turnos durante o mês de outubro, sendo o primeiro a ser realizado no dia 02 e o segundo no dia 23. Ambas as datas se concentram num domingo.

A votação propriamente dita será iniciada às 8 horas e se estenderá até as 17 horas, horários comuns a ambos os dias. A partir do final de cada turno é emitido um boletim da urna eleitoral. Esse documento, intitulado de BU (sigla para “Boletim de Urna”), é impresso em 5 vias nas quais concentram informações como: a identificação da seção eleitoral, da urna eletrônica, o número de eleitores que votaram naquela seção e o resultado dos votos por candidato e legenda.

 

Foto de destaque: Reprodução/Revista Ariri.