Em exclusiva concedida ao GE, o treinador da Seleção Brasileira comentou os pontos que os atletas devem ter para merecerem a vaga na equipe que vai a Copa do Mundo: parceria, qualidade, confiança, solidariedade e merecimento. O radar da convocação é grande. Diante disso, Tite e Cléber Xavier, se preparam para montar um time extremamente competitivo.
O treinador assumiu o Brasil em junho de 2016. De lá, para cá, são 74 jogos à frente da Seleção, com 56 vitórias, cinco derrotas e 13 empates. Com isso, Tite soma 84% de aproveitamento. Além do alto número de aproveitamento, são 158 gols marcados e apenas 26 gols sofridos. Diante dos cinco embates perdidos, dois chamam mais a atenção: a eliminação para a Bélgica em 2018 e o vice para Argentina na Copa América.
O primeiro jogo do Brasil, na Copa do Mundo do Qatar, será contra Sérvia (Reprodução/Instagram)
Apenas 26 jogadores serão convocados para formar o elenco. As ligas europeias tiveram início recentemente, enquanto o Campeonato Brasileiro já se encontra no segundo turno. Esses meses finais serão decisivos para Tite escolher quem serão os seus atletas na Copa. Qualquer erro pode ser fatal para ser descartado do radar da Seleção Brasileira. A preparação dos atletas será um dos fatores mais importantes para a convocação do treinador.
Diante desse tema, o treinador comentou:
“A observação que estamos fazendo para nós e atletas: tem vontade de te preparar para estar bem? Estamos fazendo todo esse possível para que eles cheguem na melhor condição.”
A exclusiva se torna mais emocionante e especial quando se lembra que essa pode ser a última Copa de Tite no comando do Brasil. O treinador comentou que reviu os jogos da edição de 2018 e lamentou a queda diante da Bélgica. Aos 61 anos de idade, o treinador agora se vê mais experiente e preparado para enfrentar a competição, que será realizada no Qatar, em menos de 100 dias.
Foto Destaque: Tite fala sobre Copa do Mundo a menos de 100 dias do início da competição (Reprodução/Instagram)