As fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias, causaram uma erosão no solo de Buriticupu, no Maranhão, o que fez com que enormes abismos surgissem, de até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. Estas crateras deixaram cerca de 27 famílias desabrigadas, que agora se encontram em abrigos e recebem aluguel social. A maior preocupação do corpo de bombeiros e dos próprios moradores, é de que as casas sejam "engolidas" pelos abismos, pois algo semelhante já ocorreu no passado.
No último domingo (26), a Defesa Civil Nacional esteve na cidade para realizar um mapeamento e assim poder realizar relatórios das situações causadas pelas chuvas. No momento, o objetivo da prefeitura é impedir o avanço das erosões para que não se formem mais crateras, além de evacuar outras famílias que residem em áreas consideradas de risco nesse momento.
Os Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Ministérios das Comunicações, também estiveram no Maranhão para auxiliar não só na situação de Buriticupu, mas também de outros municípios da região que decretaram Situação de Emergência, sendo estes cerca de 49.
Confira a lista dos municípios afetados:
- Afonso Cunha
- Alto Alegre
- Arame
- Açailândia
- Bacabal
- Barra do Corda
- Barreirinhas
- Boa Vista do Gurupi
- Buriti
- Buriticupu
- Cantanhede
- Conceição do Lago Açu
- Coroatá
- Esperantinópolis
- Governador Nunes Freire
- Graça Aranha
- Grajaú
- Itaipava do Grajaú
- Igarapé Grande
- Jenipapo dos Vieiras
- Joselândia
- Lago da Pedra
- Marajá do Sena
- Mirinzal
- Nina Rodrigues
- Olinda Nova do Maranhão
- Paço do Lumiar
- Pedreiras
- Pindaré-mirim
- Pinheiro
- Poção de Pedra
- Presidente Vargas
- Raposa
- Rosário
- Santa Inês
- Santa Luzia
- Santo Antônio dos Lopes
- São Benedito do Rio Preto
- São João do Caru
- São José de Ribamar
- São Luís
- São Luís Gonzaga
- São Vicente Ferrer
- Trizidela
- Tuntum
- Tufilândia
- Tutóia
- Viana
- Zé Doca
Publicação da CBMMA sobre a entrega de mantimentos para família afetadas com a chuva (Reprodução/Instagram)
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foram registradas seis mortes, 31.230 famílias afetadas e 5.843 desalojadas. Além do CBMMA, prefeituras da região, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), estão monitorando e prestando apoio as vítimas das chuvas intensas, além de enviarem cestas básicas e colchões.
Foto destaque: Abismo gerado com as chuvas, em Buriticupu, Maranhão. Reprodução/Marinho Drones